Virtualização de Servidor

Se você gerencia um sistema em que os usuários precisam constantemente separar serviços funcionais, uma boa maneira de permitir que isso seja feito com eficiência é ter servidores privados por meio de um processo conhecido como “virtualização do servidor”.

A virtualização de servidor é basicamente pegar um servidor físico e, com a ajuda do software de virtualização, dividi-lo, para que ele apareça como vários “servidores virtuais”, cada um dos usuários executar sua cópia de um sistema operacional. Dessa forma, em vez de todo o servidor estar dedicado a uma única coisa, ele pode ser usado de várias maneiras diferentes.

É importante entender que o conceito de virtualização em si não é algo novo no mercado. Há décadas os cientistas da computação de todo o mundo já produzem “supercomputadores” com essas funções. Porém, a virtualização de servidores só foi inventada no final dos anos 90.

No início, demorou um pouco para o público adotar o modelo, mas especialmente nos últimos anos, o crescimento da virtualização de servidores foi significativo. Muitas empresas começaram a perceber que estavam desperdiçando recursos, e a virtualização foi adotada com sucesso por uma grande parte delas como uma maneira de consolidar as operações técnicas dos negócios. Atualmente, a virtualização de servidores é mais um requisito básico do que um conceito avançado.

Para realizar a virtualização de servidores, a Flexus Soluções usa um software especial para esculpir os recursos do servidor físico em várias máquinas virtuais isoladas, que são apropriadamente chamadas de servidores privados virtuais.

Como ajudamos sua empresa na

virtualização de servidores?

Reduzindo custos

Ao virtualizar um servidor, você pode implantar, operar e gerenciar várias instâncias do sistema operacional de uma só vez no seu único servidor físico. Assim, menos servidores físicos serão necessários, o que significa menos dinheiro gasto com isso. Dessa forma, também te ajuda a reduzir o número de servidores físicos em suas instalações, liberando mais espaço local. Até porque, independentemente do tamanho da empresa, é sempre bom pensar em economizar espaço.

Virtualizar os servidores também ajuda a economizar energia elétrica, porque há menos servidores físicos consumindo energia. Isso é muito importante, dada a tendência em planejar e implementar sistemas de TI sustentáveis nas empresas. Além disso, quando dezenas de servidores podem caber no mesmo computador, a sua oferta de servidores é aumentada praticamente sem custo adicional.

Reimplementando mais rápido o seu servidor

A virtualização de servidores fornece uma “reimplantação” mais rápida do seu sistema, o que permite duplicar sua máquina virtual existente a qualquer momento. Esse benefício, por sua vez, permite recuperar o servidor rapidamente e fazê-lo funcionar sem precisar investir tempo ou dinheiro na instalação de um novo servidor físico. Com essa reimplantação mais rápida, seus clientes e usuários não sofrem qualquer paralisação dos seus processos empresariais. 

Depois de mudar para a virtualização de servidores, você estará um passo mais perto de estar totalmente pronto para se mover para um ambiente de negócios na nuvem. A virtualização de seus servidores ajudará também a sua equipe a se sentir mais confortável com essa nova tecnologia e metodologia. Portanto, quando chegar a hora, a mudança para a nuvem será menos estressante, mais suave e terá uma chance maior de sucesso.

Interferindo menos no seu espaço físico

Além de toda a economia de dinheiro e tempo que você tem com a virtualização de servidores, a presença reduzida de data centers é outra grande vantagem da implementação da virtualização de servidores. E você ainda economiza mais dinheiro e energia, além de reduzir a necessidade de ter um grande espaço dedicado aos seus servidores físicos, hardware, equipamentos de rede, e assim por diante. Essa necessidade diminuída é benéfica para muitas empresas, de diferentes segmentos.

Além disso, menos servidores é igual a menos calor gerado dentro da sua empresa, exigindo uma necessidade minimizada de sistemas de ar-condicionado. Sem contar que muitas empresas são preocupadas com o meio ambiente, e isso é um ponto positivo. Além de criar um mundo melhor, reduzir a área ocupada do data center ajuda a transmitir uma imagem melhor da empresa, mais limpa e organizada.

Recuperação facilitada de possível desastre

Outro grande benefício da virtualização de servidores é a capacidade facilitada de se recuperar após um desastre. As plataformas de virtualização de servidores podem incluir um software que permite realizar testes de desastre, como se fosse uma “simulação de incêndio” do seu sistema. Isso oferece a oportunidade de ver seu plano anti desastre em ação, em vez de esperar que tudo funcione sempre bem sem qualquer plano caso algo não ocorra como o planejado. Com a virtualização dos servidores, se o seu data center for vítima de um desastre, a infraestrutura da sua empresa estará configurada para responder adequadamente, permitindo uma recuperação mais segura.

Receba uma
Proposta Comercial

Você entra em contato

Você solicita o contato de um de nossos especialistas no formulário ao lado.

Realizamos um Diagnóstico

Nossos especialistas entrarão em contato com você para fazer uma análise de suas necessidades.

Preparamos uma Proposta

Apresentamos uma solução sob medida para a sua empresa e verificamos se está de acordo com todos os pontos estabelecidos.

Implementação

Após a aprovação fazemos a instalação em aproximadamente 10 dias úteis.

Por que fazer

a virtualização de servidores?

Existem várias razões pelas quais uma empresa opta por fazer a virtualização de servidores. O motivo mais comum é economizar dinheiro. Naturalmente, é fácil ver que uma empresa operar em um ambiente virtualizado pode economizar custos em diferentes sentidos.

No entanto, a economia de dinheiro não é a única razão para migrar de um servidor físico. Alguns dos outros benefícios da virtualização de servidores são a economia de espaço no data center de uma organização e ter menos máquinas físicas para lidar. Menos máquinas também significam menos servidores para manter. O oposto disso é chamado expansão de servidores, na qual vários servidores subutilizados ocupam mais espaço e consomem mais eletricidade do que se pode justificar. Em suma, eles acabam se tornando parte de um problema.

Além de reduzir a expansão de servidores, a virtualização de servidores ajuda a reduzir o consumo desnecessário de energia, o que facilita a sobrecarga da rede elétrica e traz benefícios positivos para o meio ambiente. Os servidores virtuais também fornecem à organização um ambiente operacional muito mais flexível, no qual as falhas de código agora podem ser redefinidas com um clique, não com a reconstrução ou a criação de um servidor inteiro.

A virtualização de servidores é uma maneira econômica de fornecer serviços de hospedagem na web e utilizar efetivamente os recursos existentes na infraestrutura de TI. Sem a virtualização de servidores, os servidores usam apenas uma pequena parte de seu poder de processamento. Isso resulta em sistemas ociosos, porque a carga de trabalho é distribuída apenas para uma parte dos servidores da rede. Os data centers ficam superlotados com servidores subutilizados, causando um desperdício de recursos e energia.

Ao dividir cada servidor físico em vários servidores virtuais, o processo de virtualização do servidor permite que cada servidor virtual atue como um dispositivo físico exclusivo. Assim, cada servidor virtual pode executar seus próprios aplicativos e sistema operacional. Esse processo aumenta a utilização de recursos, fazendo com que cada servidor virtual haja como um servidor físico, e aumente sua capacidade de máquina física individual.

Servidores físicos vs servidores virtuais 

A virtualização de servidores ajuda a aliviar muitas das dores de cabeça do dia a dia, comuns nas empresas de hoje. Cada benefício oferece outra oportunidade para aumentar a produtividade, ampliar a eficiência, reduzir custos e simplesmente facilitar as operações de negócios.

Quando se trata de conectar-se a um “servidor físico” versus um “servidor virtual”, a experiência da perspectiva do cliente pode até parecer quase a mesma coisa, mas não é. É porque os aplicativos geralmente não diferenciam se estão se conectando a um servidor físico ou virtual, porque as máquinas virtuais executam os mesmos sistemas operacionais que são executados em servidores físicos, incluindo Windows Server e Linux.

Porém, é importante sempre analisar as necessidades da empresa em diferentes sentidos. Conforme citamos acima, há vários benefícios que crescem aos olhos dos negócios, e os fazem migrar para a virtualização dos servidores.

Se você acredita que sua empresa se encaixa em algumas das necessidades abaixo, é hora de pensar em virtualizar seus servidores:

Custos

Espaço físico

Vida útil

Migração

Atualização

Eficiência

Recuperação de desastres e alta disponibilidade

É importante ressaltar também que, como os servidores virtuais são abstraídos do hardware subjacente de um servidor físico, o tempo de vida útil da máquina virtual pode ser muito maior que o hardware físico no qual residem.

A decisão entre servidores físicos e virtuais é claramente identificada com a ampla adoção da virtualização de servidores no mercado de hoje. Para a maioria, as vantagens que os servidores virtuais oferecem em termos de custo, área física, vida útil, migração, desempenho, eficiência e recuperação / alta disponibilidade de desastres são muito maiores do que executar uma única carga de trabalho em um único servidor físico.

Se você deseja receber mais informações a respeito da virtualização de servidores para empresas da Flexus Soluções, ou se deseja orientações sobre a viabilidade de implementação desse sistema no seu negócio, entre em contato conosco que iremos lhe atender.

A Flexus Soluções é uma empresa experiente e certificada para implementação de virtualização nas empresas de diferentes segmentos. Atuamos há anos no mercado, colhendo os melhores elogios e estabelecendo duradouras relações com os nossos clientes. Queremos também fazer o melhor pela sua empresa, seja qual for a sua necessidade de controle de Internet. Solicite um atendimento personalizado agora mesmo.

O que dizem nossos clientes

“Flexibilidade, velocidade, estabilidade e alto desempenho. O serviço sempre foi prestado de forma eficaz por uma equipe técnica altamente qualificada. Além da redução de custos, notamos um melhor desempenho no sistema, aumentando a produtividade da equipe. Nota 10”

Ana Carolina Michelini
Sócia do Canal Aduaneiro Ltda

“Raramente ocorre indisponibilidade no acesso, muito robusto. Ágil e eficaz. Serviço sem comparação com o prestado pela nossa fornecedora de Software. Nota 9,5”

Marcus Militão
Analista de Suporte

“Desde a contratação o serviço mantém alta disponibilidade, não tivemos nenhuma ocorrência de paralisação do serviço, portanto tem atendido 100% da necessidade. O suporte é praticamente imediato, se temos alguma dúvida somos atendidos por telefone, e-mail ou celular imediatamente. A equipe interna pode focar em outras atividades e tarefas não se preocupando mais com instabilidades e administração de ambiente. Nota 10”

Ednice Moura
Gerente de Atendimento da Clipper Transportes Internacionais Ltda.