Vantagens da virtualização de servidores

Vantagens da virtualização de servidores

Quem procura soluções em TI capazes de diminuir os custos operacionais, trazer maior segurança para empresa e facilitar a vida do gestor, deve seriamente considerar o investimento na virtualização de servidores.

Muito embora o conceito de virtualização possa parecer algo novo, ele remonta às décadas passadas, sendo que sua aplicação em relação aos servidores data dos anos 90.

Fato é que este modelo de solução é a cada dia mais difundido no mundo tecnológico e corporativo, sendo que empresas que deixam de apostar na virtualização, não apenas deixam de economizar.

Na verdade, elas perdem, ficando atrás daquelas corporações que já abriram os olhos há tempos para a virtualização, motivadas sobretudo pelas vantagens e benefícios adquiridos.

Mas, o que é exatamente a virtualização?

Quais suas vantagens?

Onde encontrar uma empresa certificada para executar um projeto de virtualização de servidores com o melhor custo X benefício do mercado?

As respostas para tais questionamentos você confere a seguir aqui no blog. Acompanhe!

O que é virtualização?

Quando falamos sobre servidores, podemos dizer que a virtualização consiste em transformar um servidor físico em diversos outros servidores virtuais. Isso é possível por meio do uso de algum software de virtualização. Com esta ferramenta é possível, portanto, “dividir” o físico em diversas outras partes virtuais.

As vantagens da virtualização para empresas

Você tem percebido que sua empresa gasta acima do esperado para que o servidor físico dê conta de todas as operações necessárias? Nota que a conta de energia elétrica está elevada? Entende que precisa de mais espaço físico em sua empresa, e os servidores físicos têm ocupado um espaço além do esperado?

Sabia que com a virtualização, você pode contar com uma solução prática para estas e demais dificuldades enfrentadas?

Veja algumas das vantagens que a virtualização proporciona:

 

Ganho de espaço físico, devido à presença reduzida de data centers

 

O espaço físico é otimizado, pois as tarefas operacionais da empresa não implicarão no uso de vários equipamentos.

Redução do consumo de energia elétrica

Em sua empresa é comum ter um computador para cada função? Por exemplo, um é responsável por armazenar o banco de dados, outro para utilizar software de gestão financeira, mais um para imprimir documentos, etc.

Com a virtualização, apenas uma máquina poderá dar conta de todos estes tópicos, o que demanda menor consumo e redução na conta de energia.

Instalação simplificada

Se por um lado o servidor físico implica em especialistas em hardware e software, para a correta instalação, por outro lado, a virtualização permite uma instalação bem mais simplificada e pautada na questão do software essencialmente.

Facilidade de migração

Um servidor virtual é dotado de arquivos com fácil capacidade de migração e transporte. Até mesmo quando pensamos em melhorias para implementação no servidor virtual, tudo se torna mais simples, na medida em que todos os ajustes ocorrem via software.

Redução de custos

Permite além de menor consumo de energia, reduz os gastos em manutenção, mão de obra, alocação, etc.

Segurança

A virtualização traz muito mais segurança aos dados da empresa e de seus clientes. Maior facilidade para fazer o backup de dados e no caso de problema em uma máquina, todas as outras estão preservadas.

Além disso, a recuperação é facilitada diante de um possível desastre.

A Flexus Soluções pode fazer o melhor pela sua empresa, seja qual for a sua necessidade de controle de Internet. Solicite um atendimento personalizado agora mesmo e veja como podemos tornar sua empresa mais segura, econômica e competitiva com nossas soluções.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *