Tipos de Data Centers e suas Vantagens e Desvantagens

Tipos de Data Centers e suas Vantagens e Desvantagens

O Data Center tem hoje, indiscutivelmente, um papel fundamental na estratégia de TI em uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Para alinhar a TI de acordo com a demanda de seu negócio, é importante encontrar soluções que simplifiquem a gestão do seu negócio, e que traga vantagens e benefícios.

Foi-se o tempo em que manter um Data Center físico em sua empresa era o mais adequado. Com a evolução da tecnologia, hoje é possível contar com inovações importantes e facilitadoras, que trazem inúmeras possibilidades de ganhos para o empreendedor, sob os mais variados aspectos.

Mas, quais seriam esses benefícios? Aliás, qual seria a melhor solução para o seu negócio?

Quais as vantagens e desvantagens do Data Center? Descubra tudo a seguir e veja como sua empresa pode se beneficiar de forma estratégica e alavancar em seu segmento.

Qual a diferença entre data center local e virtual?

Antes de apontarmos pontos favoráveis e contrários em relação ao Data Center, é essencial pontuarmos as diferenças entre uma infraestrutura local de uma virtual.

Data Center local

Implica em uma infraestrutura física, onde a empresa é a responsável em manter. Demanda espaço físico que seja suficiente para armazenar os próprios equipamentos. Este espaço deve acomodar tanto os servidores, bem como o sistema de cabeamento, condicionadores de ar, componentes de rede, roteadores, e também a mão de obra especializada.

Data Center virtual

Já com a infraestrutura virtual, necessita-se somente de uma conexão com a internet. Desta forma, todos colaboradores que ficavam presos na manutenção e monitoramento do data center físico, como a equipe de TI, ficam livres para executar atividades estratégicas para beneficiar a empresa.

O espaço físico também é liberado, ajudando a organizar melhor a logística local.

Vantagens e desvantagens do Data Center

Feita a comparação acima, no cabe agora identificar os benefícios e as desvantagens do data center.

Começamos pelas vantagens do uso de um Data Center virtual:

  • Mais performance em softwares e aplicativos para sua empresa;
  • Velocidade constante e conectividade simétrica do link dedicado;
  • Uso de serviços em nuvem de forma assertiva, de qualquer lugar;
  • Conexão segura;
  • Dispensa a necessidade de grandes investimentos para a escalabilidade do negócio;
  • Infraestrutura simplificada, o que acarreta custos mais reduzidos em TI;
  • Sistema atualizado, mais seguro e com o melhor desempenho possível;
  • Uso de firewalls, promovendo maior segurança, entre outros aspectos.

Desvantagens do Data Center:

  • Certa resistência em abandonar o modelo antigo de Data Center físico e migrar este controle interno, transferindo os dados e operações para a nuvem. Isso ocorre pelo fato de muitos gestores acreditarem que tal é arriscada. De fato, se ela for feita por pessoas não certificadas e capacitadas, é algo bem arriscado;
  • Resistência também por parte dos colaboradores de outros setores. No entanto, um rápido treinamento que mostre o quão vantajoso é para todos adotar o sistema de Data Center virtual soluciona o entrave.

Está pensando em investir nessa tecnologia e precisa de ajuda especializada? A Flexus Soluções tem a melhor infraestrutura em Data Centers para empresas, entre em contato.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *