Quais são os 3 tipos de armazenamento em nuvem: entenda mais sobre o assunto para escolher o melhor para você.

Quais são os 3 tipos de armazenamento em nuvem: entenda mais sobre o assunto para escolher o melhor para você.

O armazenamento de dados em nuvem trouxe para as empresas uma facilidade antes inexistente na segurança dos arquivos e também no seu acesso e compartilhamento. Mas, escolher qual a forma mais segura de cloud storage pode ser uma tarefa difícil. Então, explicamos aqui tudo sobre os tipos de armazenamento em nuvem para que você possa escolher o melhor para a sua empresa.

O que é o armazenamento em nuvem

Primeiramente, você sabe o que é e para que serve o armazenamento em nuvem? A saber, ele consiste em armazenar e salvar documentos, arquivos e dados em geral em um provedor na nuvem. Aliás, esse provedor tem capacidade de armazenamento sob demanda e que garante, via de regra, a segurança dos arquivos.

Dessa forma, você pode acessar esses dados e arquivos de qualquer computador e a qualquer momento. Desde que tenha os dados de acesso ao provedor escolhido para o armazenamento.

Atualmente, existem diversos provedores e servidores. Bem como formas diferentes de utilizar o armazenamento em nuvem. Dessa forma, cabe a você definir o tipo mais adequado para as necessidades da sua empresa.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Sem dúvida, adotar o armazenamento em nuvem significa liberar a sua empresa da obrigação de um espaço físico para armazenar dados. Além disso, um bom provedor de nuvem garantirá a segurança dos dados armazenados. Ademais, estará adequado à LGPD e providenciará as melhores formas de acesso aos documentos armazenados de qualquer lugar do mundo. Isto é, você tem menos custos em termos de espaço físico e maior liberdade de acesso.

Assim, de forma geral é possível contratar o armazenamento conforme a necessidade de espaço. Ou seja, é possível aumentar o espaço de armazenamento sempre que necessário, sem ser preciso adquirir novos espaços físicos, como ocorria antigamente.

Os 3 tipos de armazenamento em nuvem

tipos de armazenamento em nuvem

Então, explicado o conceito e os benefícios de armazenar dados em nuvem, vamos agora apresentar os 3 principais tipos de armazenamento e explicá-los um a um.

Em resumo, os 3 tipos de armazenamento em nuvem são:

  • armazenamento privado (private cloud storage);
  • armazenamento público (public cloud storage);
  • armazenamento híbrido (hybrid cloud storage).

O armazenamento em nuvem privada (private cloud storage)

O armazenamento privado em nuvem, como diz o nome, é designado especificamente para o contratante. Ou seja, nesse modelo, empresas ou indivíduos podem determinar exatamente o que precisam em termos de armazenamento.

A saber, ele pode ocorrer em dois formatos: hospedado externamente ou hospedado na propriedade da própria empresa. Seja como for, em ambos os formatos, esse tipo é mais recomendado para negócios e empreendimentos e não para indivíduos (a não ser que você seja um pequeno empreendedor).

Assim, o armazenamento particular em nuvem permite maior controle e flexibilidade administrativa e do sistema em si. Isto é, é possível moldá-lo para atender as necessidades particulares do negócio.

Por exemplo, os benefícios do armazenamento privado incluem:

  • maior segurança;
  • amplas possibilidades de customização;
  • extremamente confiável.

O Armazenamento em Nuvem Pública (public cloud storage)

Por outro lado, o armazenamento em nuvem pública oferece pouco controle sobre as questões administrativas. Mas, permite o acesso online por qualquer um que se autorize e pode ser utilizado de forma universal.

Entretanto, isso não significa que há menor segurança dos dados. Afinal, provedores de armazenamento em nuvem pública têm tanto interesse em garantir a segurança dos seus dados quanto os provedores de armazenamento particular.

Contudo, há pouca opção de integração com necessidades específicas e mais particulares do seu negócio.Só para ilustrar, o exemplo mais famoso de nuvem pública é o Google Cloud Storage.

Então, algumas vantagens da nuvem pública são:

  • baixo ou nenhum custo;
  • não requer manutenção;
  • fácil de utilizar.

Armazenamento em Nuvem Híbrida (hybrid cloud storage)

Em resumo, o armazenamento híbrido oferece tanto as funções do armazenamento público quanto a possibilidade de customização e ajustes presentes no armazenamento privado.

Assim, empresas que adotam esse tipo de armazenamento podem optar por resguardar os dados mais importantes em uma nuvem privada e por deixar os demais (por exemplo registros de e-mail e históricos de conversas) em nuvem pública. Dessa forma, é possível diminuir os gastos gerais com armazenamento.

Então, os benefícios do armazenamento híbrido incluem:

  • maior controle e customização do que o armazenamento público;
  • maior segurança do que o armazenamento público;
  • custo menor do que o armazenamento privado;

Qual tipos de armazenamento em nuvem em nuvem escolher para sua empresa?

Na verdade, não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Ou seja, o tipo de armazenamento ideal para a sua empresa varia conforme as suas necessidades particulares.

Assim, empresas que lidam com um grande volume de dados sensíveis podem demandar um armazenamento privado. Afinal, apenas dessa forma poderá garantir a maior segurança e customizar a forma de guardá-los.

Por outro lado, empresas menores ou micro empresas podem optar pelo armazenamento híbrido ou mesmo público. A saber, isso vai depender da quantidade de arquivos que movimentam e do tipo de dados que precisam guardar.

Portanto, recomendamos que avalie as necessidades específicas da sua empresa, bem como as vantagens de cada armazenamento informadas neste conteúdo. Dessa forma, você fará uma escolha informada e assertiva!

Se tiver alguma dúvida ou precisar de assistência, você pode contar com uma consultoria de Tecnologia da Informação para orientar sua empresa quanto ao melhor formato!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *