Servidor Físico ou Virtual?

Servidor Físico ou Virtual?

A fim de encontrar a melhor solução para o setor de TI de um negócio, muitos gestores se encontram em um dilema quando o assunto é servidor físico ou virtual.

Sobretudo nos dias de hoje, onde a competição entre as empresas é extremamente acirrada, definir qual a melhor alternativa aos servidores é essencial para manter sua empresa em pé de igualdade no mercado.

Certamente você está aqui em busca de uma resposta: em qual tipo de servidor investir? Servidor Físico ou virtual?

Inegavelmente você está no melhor lugar para sanar tal dúvida! No post de hoje aqui no blog da Flexus Soluções, você saberá:

  • O que é servidor físico;
  • O que é servidor virtual;
  • Qual o melhor e suas respectivas vantagens;
  • Onde encontrar o melhor serviço de servidor.

Confira tudo isso, a seguir.

Servidor Físico ou Virtual?

Servidor físico ou virtual: o que é servidor físico?

A comparação entre o servidor físico e o servidor virtual deve começar com a definição.

Então, primeiramente temos que um servidor físico é um servidor de computador de locatário único. Isto é, um servidor físico específico é designado a um único usuário.

Dessa forma, os recursos e componentes de um servidor físico não são compartilhados entre vários usuários.

Assim, cada servidor físico inclui memória, processador, conexão de rede, disco rígido e um sistema operacional (SO) para a execução de programas e aplicativos.

A saber, ele costuma ter um tamanho elevado, devido aos robustos componentes de processamento que precisa para funcionar. Então,isso acaba sendo uma desvantagem, na medida em que ocupa uma vasta área de espaço físico.

Servidor físico ou virtual: o que é servidor virtual?

Também conhecido como “virtualização de servidor”, esse serviço consiste, como bem consta no nosso próprio site:

“... em basicamente pegar um servidor físico e, com a ajuda do software de virtualização, dividi-lo, para que ele apareça como vários “servidores virtuais”, onde cada um dos usuários pode executar sua cópia de um sistema operacional. Dessa forma, em vez de todo o servidor estar dedicado a uma única coisa, ele pode ser usado de várias maneiras diferentes.”

Fonte: LINK

Em síntese, os servidores virtuais permitem que você execute vários sistemas operacionais e aplicativos com base no hardware físico compartilhado.

Servidor Físico ou Virtual?

Qual a melhor opção: servidor físico ou virtual?

Em primeiro lugar, é nítido o quanto a virtualização mudou completamente a maneira como as empresas conduzem suas operações. Se por um lado, servidores físicos ainda marcam presença, a virtualização trouxe muitas vantagens e atraiu muitos usuários ao longo dos anos.

Diante disso, podemos afirmar que o servidor virtual é uma opção mais atrativa. Sobretudo de acordo com os benefícios que ele promove, tais como:

  • Redução de custos

Pelo fato de permitir a operação e implementação de várias instâncias do sistema operacional de uma só vez no seu único servidor físico, menos servidores físicos serão necessários. Ou seja, há menos dinheiro gasto com isso.

  • “Reimplantação” mais rápida do seu sistema

Além disso, com a virtualização é possível duplicar sua máquina virtual existente a qualquer momento e recuperá-la quando necessário.

Na verdade, com o servidor virtual você usufrui de ampla capacidade facilitada de se recuperar após um desastre.

  • Economia de espaço e de energia

Graças à presença reduzida de data centers, você não precisa de um amplo espaço e ainda diminui os custos com energia elétrica.

Com quem contar para realizar a virtualização de servidor?

A Flexus Soluções está pronta para lhe prestar todo o suporte necessário para implementar a virtualização de servidor em seu negócio. Então, clique aqui agora e saiba mais!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *