Qual a diferença entre Rede Wi-Fi 2,4Ghz e 5Ghz?

Qual a diferença entre Rede Wi-Fi 2,4Ghz e 5Ghz?

Primeiramente, você já parou para pensar nas diferenças de uma rede Wi-Fi?

Entender sobre qual escolher, nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, embora algumas pessoas não se aprofundem muito, cada rede pode servir para atender uma necessidade específica.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que há critérios que você deve levar em conta.

Afinal, ao conhecer melhor o assunto e suas respectivas diferenças, o gestor de TI de uma empresa ou dono de um pequeno negócio, tem mais chances de fazer a escolha certa.

Dessa maneira, a equipe da Flexus Soluções preparou o conteúdo de hoje, com o intuito de informar você sobre o tema e te ajudar a ter uma rede Wi-Fi de melhor qualidade.

Nesse sentido, por meio deste artigo, será possível entender:

  • Como funciona a rede Wi-Fi 2,4Ghz e 5Ghz;
  • Em quais condições cada uma se aplica;
  • Quais são as principais características das redes;
  • Como escolher a melhor rede wi-fi;
  • Onde encontrar a melhor solução de internet.

Curioso? Então venha conosco e confira tudo a seguir!

Entendendo sobre a rede Wi-Fi 2,4Ghz

A princípio, a rede 2,4 Ghz é responsável por definir uma frequência de desempenho que corresponde a uma transmissão básica de sinal. Ou seja, com propriedades mais antigas, é uma rede bastante utilizada em telefones sem fio, controle remoto, bem como em roteadores de internet.

Antes de mais nada, embora seja a mais requisitada no mercado, essa rede tem uma questão importante a considerar.

De acordo com a sua performance de desempenho, a 2,4Ghz apresenta interferências, assim como comprometimento da qualidade. Isso acontece quando essa rede recebe vários dispositivos ligados em uma área, no mesmo momento.

Essencialmente, em condições padrões, um roteador 2,4Ghz pode garantir taxas de transferência que estão entre 450 Mbps e 600 Mbps. Essa numeração depende, contudo, da especificação do roteador.

 Qual a diferença entre Rede Wi-Fi 2,4Ghz e 5Ghz?

Principais características da rede Wi-Fi 5Ghz

Primeiramente, considerada uma rede que possui mais intensidade a curta distância, a 5Ghz é uma frequência que dispõe de download de até 1300. Ou seja, em relação a rede 2,4 Ghz, a 5Ghz apresenta mais resistência a interferências.

Em outras palavras, quando vários aparelhos estão ligados no mesmo momento, a qualidade da transmissão continua sendo mantida.

Sobretudo, além de capacidade potencializada, a rede Wi-Fi 5Ghz quando comparada com a anterior, se destaca apresentando melhor conexão e mais rapidez.

Como escolher a melhor rede Wi-Fi

Finalmente, é possível compreender que, cada rede pode atender a uma demanda mais específica. Sendo assim, para escolher qual se encaixa nas necessidades, algumas condições devem ser avaliadas.

Por exemplo:

Se um local necessita que mais usuários estejam conectados ao dispositivo, como uma empresa, por exemplo, a melhor opção é a 5Ghz, pelo fato dela ser mais robusta;

No entanto, o que é mais indicado para residências, é a rede Wi-Fi 2,4Ghz. Isso porque, em locais menos abrangentes, o uso não é tão frequente de forma simultânea.

A Flexus é uma empresa com as melhores soluções de internet

A Flexus é uma empresa com experiência no mercado. Por meio de soluções práticas e eficientes, disponibiliza ao cliente os melhores serviços de internet. Conheça de perto nosso serviço de internet para empresas e sinta os diferenciais como estabilidade e alto desempenho. Clique aqui e fale conosco.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *