Quais são os tipos de virtualização?

Quais são os tipos de virtualização?

Você já parou para pensar sobre quais são os tipos de virtualização? Sabe identificar os que são mais indicados para o seu negócio?

Se você está em busca de reduzir os custos em sua empresa ou negócios em geral, adotar soluções personalizadas em TI, com o sistema de virtualização ideal, é fundamental!

Afinal, o que diferencia os tipos de virtualização? Quais as vantagens de investir nessas soluções?

É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe em mais um post no blog da Flexus, feito exclusivamente para você!

O que é virtualização?

O conceito de virtualização não é algo exatamente novo. No entanto, graças ao Cloud Computing, ou seja, a computação na nuvem, o termo virtualização passou a ser mais difundido, comentado e discutido no segmento de TI.

Aliás, vale a pena você ler o artigo Conceito de Virtualização de Servidores, onde falamos mais a respeito.

De forma prática, virtualização é a possibilidade de fazer com que a partir de um computador/máquina, outros possam ser criados de forma virtual e diferente, um do outro. Contudo, a virtualização vai mais além.

Conforme abordamos no artigo “Como a virtualização pode reduzir as despesas de TI?”, temos na virtualização, um “procedimento capaz de criar uma representação que se baseia no software, ao invés de um processo físico.”

Como mencionamos, há diferentes tipos de virtualização. Confira no tópico seguinte, os principais.

Virtualização de servidores

A virtualização de servidor é certamente, uma das opções mais rentáveis e importantes para um negócio, e logo te explicaremos o motivo.

Antes, uma pergunta básica: imagine o quão benéfico seria para você, trocar aquele monte de servidores em sua empresa, por um único servidor? Pense, a princípio, no ganho de espaço e de praticidade?

Graças a virtualização de servidor, afinal, é possível a utilização de diversos sistemas operacionais, todos eles executados em um único servidor físico, em máquinas virtuais.

Com isso, sua empresa pode usufruir de vantagens, como por exemplo:

  • Economia, sobretudo pelo fato de reduzir o consumo desnecessário de energia;
  • Maior eficiência nos procedimentos;
  • Economia em espaço no data center e por ter menos máquinas físicas para lidar no ambiente;
  • Otimização da agilidade no desempenho de aplicativos;
  • Gerenciamento de data centers muito mais prático e simples e definido por software;
  • Capacidade facilitada de se recuperar após um desastre;
  • Facilidade de migração;
  • Vida útil mais elevada dos equipamentos, entre outros aspectos.

Virtualização de dados

Com a virtualização de dados, as empresas podem imprimir maior dinamismo nas informações. Com isso, passa a dispor de recursos de processamento capazes de reunir dados de diferentes fontes.

Usando as ferramentas de virtualização de dados, as fontes das informações são tratadas como uma só.

A grande vantagem é que os dados necessários são fornecidos no tempo certo e no formato ideal para qualquer aplicação ou usuário, por exemplo.

Virtualização de Desktops

Muitas vezes, a virtualização de Desktops é confundida com a de sistemas operacionais.

Com a virtualização de desktop, um administrador central tem a permissão de implantar ambientes de desktop simulados em centenas de máquinas físicas de uma só vez.

Ou seja, o usuário pode aplicar em massa as verificação de segurança e atualizações. O resultado disso, além de praticidade, é o ganho em mobilidade operacional, além de potencializar a performance e segurança ao ambiente corporativo.

Virtualização de armazenamento

Já pensou na possibilidade de juntar todos os discos rígidos físicos da sua loja e/ou empresa, em um único cluster? Com a virtualização de armazenamento isso é possível, e seus dados ainda são replicados e transferidos para a nuvem.

O processo pode ser bem simples, incluindo a implementação de uma SAN - Storage Area Network (ou, em português), rede de armazenamento. Feito isso, tanto o sistema físico quanto virtual, tem acesso ao armazenamento compartilhado.

Com isso, ganha-se em segurança e no desempenho quando os dados são acessados.

Virtualização de aplicativos

A virtualização de aplicativos, também chamada de virtualização de apps, permite o acesso e o uso de um aplicativo em um computador separado daquele em que o aplicativo está instalado.

Graças a tecnologia de software de virtualização de aplicativos, quem gerencia a TI de uma determinada empresa, pode realizar a configuração de aplicativos em um servidor remoto e, posteriormente, entregá-los à máquina do usuário final.

A experiência de utilizar um aplicativo virtualizado é idêntica àquela do aplicativo instalado em uma máquina física, por exemplo.

Dentre os benefícios de utilizar esse processo, além de maior segurança, podemos destacar:

  • Capacidade maior de expansão, não importando qual seja o sistema operacional utilizado ou espaço de armazenamento;
  • Menos custos em hardware de computação;
  • Otimiza o gerenciamento de apps;
  • Economiza tempo de instalação;
  • Simplificação de atualizações e correções de aplicativos, etc.

Virtualização de Redes

Outro tipo de virtualização é a de redes. Com ela, uma camada física é dividida em diferentes camadas lógicas, com finalidades variadas.

A primeira implementação de porte comercial de virtualização de redes foi a VLAN.

Com ela, é possível a criação de diferentes camadas dentro de uma rede física, sendo que elas podem ser propagadas entre os switches. Dessa forma, é possível ainda priorizar e isolar tráfegos específicos. É o caso do VoIP, rede de backup e sistemas críticos.

Viu como há diversos tipos de virtualização? Cada qual, com suas particularidades e benefícios.

Graças a esta tecnologia, é possível a plena automatização de processos, simplificando tanto o gerenciamento quanto o uso adequado de recursos computacionais.

Seja para centralizar tarefas administrativas, seja para permitir aplicações em larga escala, e sobretudo, tornar mais fácil a vida dos gestores de TI e negócios em geral, a virtualização veio para ficar.

E você, o que está esperando para economizar, ganhar tempo e performance, ao investir nesta solução? A Flexus tem aquela solução sob medida para você, entre em contato e saiba mais!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *