Os principais desafios do Home Office: como superá-los e melhorar a qualidade do trabalho remoto em 2021?

Os principais desafios do Home Office: como superá-los e melhorar a qualidade do trabalho remoto em 2021?

O trabalho remoto é uma realidade inegável no mundo em 2021. De acordo com dados da empresa BTA, em 2020 cerca de 43% das empresas fizeram a transição para a modalidade remota. No entanto, esse formato de trabalho ainda traz dificuldades, e superar os desafios do Home Office nem sempre é tarefa fácil.

Sem dúvida, os benefícios do home office são vários e incontestáveis. Por exemplo, a economia do tempo no trânsito, o conforto de estar em um ambiente agradável durante reuniões online, o maior tempo com a família e a diminuição do estresse. De fato, essas são apenas algumas das vantagens listadas por quem já adota esse modelo.

No entanto, há também problemas e desafios a serem superados nesse modelo. Dessa forma, você também pode garantir que seus colaboradores melhorem a produtividade e sintam-se mais aptos a trabalhar à distância.

Então, nesse conteúdo abordaremos os principais desafios do Home Office e apresentaremos possíveis soluções e formas de lidar com eles. Assim, será possível garantir aos seus trabalhadores a melhor qualidade de trabalho. Certamente, você verá um aumento na produtividade e na vontade de trabalhar.

Os desafios do home office, que serão melhor explicados no decorrer do texto, são:

  1. Falta de contato social
  2. Ambiente cheio de distrações
  3. Mais interrupções
  4. O horário de trabalho não fica tão bem definido
  5. Menor visibilidade
  6. Baixa na produtividade
  7. Baixa na motivação
  8. Dificuldade maior de comunicação com a equipe
  9. Dificuldade maior de compartilhar documentos e visualizar o que está sendo feito (macro)
  10. Atendimento ao cliente

Falta de Contato Social

Inegavelmente, o dia-a-dia de um trabalhador no modelo presencial é consideravelmente mais agitado e envolve, via de regra, uma socialização mais intensa. De fato, na empresa, colegas de equipe conversam, trocam ideias e informações e passam períodos de descontração e descanso em conjunto.

Entretanto, no trabalho remoto esse contato social é reduzido significativamente. Especialmente em tempos de isolamento. Por consequência, eventualmente há a sensação de solidão, de distanciamento dos colegas de equipe e mesmo de pessoas fora do trabalho. Por certo, isso pode diminuir não só a produtividade, mas também a vontade de trabalhar.

Dica: adote formas alternativas de contato com colegas e amigos

Mas, existem hoje aplicativos e sites que são ferramentas importantes para lidar com a falta de contato social. Afinal, eles permitem comunicação simultânea e não-simultânea (conforme sua preferência) entre as pessoas do seu time. Por exemplo, listamos algumas alternativas:

  • Slack: excelente para ambientes corporativos e para o trabalho;
  • Microsoft Teams;
  • Google Meet;
  • Skype;
  • Telegram;
  • Whatsapp;
  • Discord;
  • Zoom.

Por mais que essas formas alternativas de socializar não sejam o mesmo que encontrar fisicamente com as pessoas, elas podem auxiliar a diminuir a sensação de solidão.

Desafios do home office: Ambiente cheio de distrações

Principais desafios trazidos pelo home office: ambiente desorganizado

Embora haja pouco contato social, o trabalho remoto oferece um número muito maior de distrações. Isso porque, em geral, as pessoas não possuem em casa um ambiente exclusivo para trabalho. Então, as tarefas de casa acabam chamando atenção, há mais hobbies e coisas divertidas para fazer. Além disso, familiares podem acabar pedindo algum tempo de atenção, e aos poucos seu tempo se esvai sem você entender o que houve.

Dica: organize seu ambiente de trabalho

Assim, se for possível, separe um espaço apenas para trabalhar, mesmo que pequeno. Além disso, deixe o celular longe, afaste-se da televisão e faça o possível para eliminar possíveis distrações e tentações das proximidades. Dessa forma, ficará mais fácil focar apenas no que você precisa fazer.

Interrupções mais frequentes

Quando você está no ambiente corporativo, é mais fácil começar a trabalhar em tarefas complexas. Principalmente se, ao seu redor, as pessoas também estiverem trabalhando. Logo, ninguém corre o risco de sofrer muitas interrupções, perder o foco e a linha de pensamento.

Mas, em casa, isso é mais difícil. Afinal, filhos, pais, irmãos, irmãs, maridos e esposas não estão familiarizados com as rotinas uns dos outros. Então, as interrupções podem ocorrer de forma mais frequente, o que gera uma quebra da concentração e perda de produtividade. Além disso, se acontecer de forma recorrente, essa situação pode causar ainda estresse e conflitos internos.

Dica: Alinhe expectativas e horários com aqueles que vivem com você

Para que esse problema se resolva, uma forma simples e eficaz é conversar com aqueles que vivem com você. Por exemplo, estabeleça horários em que não devem haver interrupções e separe um tempo específico para realizar as tarefas de casa, se comunicar e dedicar um tempo aos outros.

Portanto, deixando claro que as pessoas terão um pouco do seu tempo e estabelecendo horários e limites, as interrupções ficarão menos frequentes. Certamente, assim você pode voltar a se concentrar no seu trabalho e será mais produtivo.

Desafios do home office: Confusão entre horário de trabalho e tempo livre

Quando o modelo de trabalho é presencial, saímos de casa, pegamos trânsito, trabalhamos e voltamos para casa para descansar ou estudar. Ou seja, o trabalho tem um ponto específico claro de encerramento: a hora em que você sai da empresa.

Por outro lado, no modelo remoto esse limite não é claro. Por isso, é muito comum acabar estendendo o horário de trabalho simplesmente porque não há um horário fixo nem a necessidade de deslocamento.

No entanto, no longo prazo, essa prática pode causar burnout, exaustão, e queda na produtividade.Então, é importante ficar atento e trabalhar essa questão.

Dica: crie uma rotina

Anote em um papel, em um quadro ou no seu computador , uma rotina definida do trabalho. Inclusive, estabelecendo horários de "entrada e saída". Além disso, quando se aproximar o fim do seu expediente, prefira uma atividade prazerosa para que você tenha mais motivação para parar e realizá-la.

Então, faça isso diariamente e garanta que seu tempo de trabalho e lazer não se misturem só porque você está em casa!

Menor visibilidade dos resultados

De fato, por conta da menor comunicação entre a equipe e compartilhamento de conquistas, trabalhar de casa reduz a visibilidade dos resultados gerais. Sem dúvida, isso pode acabar sendo desmotivador. Afinal, traz a sensação de que você está trabalhando sem causar nenhum impacto prático.

Dica: registre feedbacks positivos em um lugar visível

Sempre que sua motivação diminuir pela sensação de poucos resultados, visite uma pasta ou registro de feedbacks positivos recebidos pelo seu trabalho. A saber, isso ajuda a visualizar e lembrar de todos os resultados produzidos por você, dando um boost na sua energia.

Desafios do home office: Queda na produtividade

Desafios do trabalho remoto: monte uma rotina

Por certo, as distrações, interrupções e a falta de interação social são apenas três dentre vários fatores que influenciam na produtividade. Por conseguinte, o trabalho remoto em tempos de isolamento, que traz consigo maior tensão e receio, pode causar uma queda brusca na produtividade e nos resultados.

Além disso, os riscos de exaustão e mesmo para a saúde mental aumentam. Aliás, o que também influencia na produtividade no trabalho.

Dica: cuide da sua saúde mental

Assim, faça pausas maiores e descanse. Sim, permita-se dias mais difíceis, mas faça isso enquanto cuida da sua saúde mental. Sobretudo, é importante que você não abra mão de se cuidar e busque ajuda se necessário!

Dificuldade de compartilhamento de documentos

Para aqueles que trabalham em equipe, compartilhar documentos e informações é imprescindível para um bom resultado. Mas, no trabalho remoto, esse compartilhamento é por vezes prejudicado pela distância e dificuldade para opinar e modificar documentos.

De tal forma que pode gerar caos, diminuir a velocidade com que algo é entregue e comprometer a qualidade do trabalho de todos.

Dica: utilize ferramentas de compartilhamento e armazenamento em nuvem

O Microsoft Office 365 é uma entre várias alternativas que permitem o compartilhamento instantâneo de documentos. Bem como a edição simultânea de arquivos e conteúdos. Ou seja, facilitando consideravelmente o trabalho em equipe e agilizando o processo e a entrega.

Comprometimento do atendimento ao cliente

De fato, atender clientes remotamente não é fácil. Afinal, você tem pouca visão da linguagem corporal, para saber ajustar sua comunicação e persuasão. Ademais, o contato pode parecer mais distante e frio.

Apesar disso, existem vantagens que podem e devem ser mostradas ao cliente. Por exemplo, como o tempo ganho ao não precisar enfrentar trânsito, a velocidade da comunicação e do compartilhamento de informações.

Portanto, para melhorar a experiência do seu cliente, tente providenciar um ambiente agradável ao seu redor - ao menos em relação ao que aparecerá na câmera. Além disso, assegure o cliente de que o seu trabalho continua excelente e mantenha contato através das ferramentas já elencadas nesse texto para demonstrar sua preocupação.Agora você já entende melhor os principais desafios trazidos pelo trabalho remoto e conferiu algumas dicas de como contorná-los. Então, compartilhe conosco: qual foi o seu maior desafio e o que podemos fazer para ajudar?

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *