O que é segurança da informação?

O que é segurança da informação?

Já imaginou se a empresa onde você atua, estivesse vulnerável aos mais variados ataques cibernéticos? Quem atua na gestão de TI de uma corporação, independentemente do nicho de mercado, sabe que a segurança da informação é muito mais do que importante.

Na verdade, a segurança da informação se trata de um fator imprescindível para qualquer negócio.

Encarada ainda hoje por muitos, como um custo e não como um investimento, a segurança da informação tem a capacidade de prevenir problemas que levariam uma empresa até mesmo à falência.

Acredite: adotar estratégias de TI pautadas na segurança da informação trazem inúmeros benefícios para o negócio, minimizando desde custos operacionais e até mesmo facilitando a vida do gestor e de todos que atuam na TI de um empreendimento.

Quer entender melhor sobre o tema, seu conceito e como é possível usufruir dos benefícios da segurança da informação?

Então continue a leitura deste artigo para saber mais a respeito.

Segurança da informação: definição

Podemos dizer que todos os aspectos de proteção de informações e dados, e não apenas aqueles relacionados a sistemas computacionais, informações eletrônicas e sistemas de armazenamento, estão ligados à SI (segurança da informação).

De forma bem resumida, podemos conceituar o termo segurança da informação, como a reunião de ações, habilidades, sistemas, mecanismos e recursos que têm o intuito de proteger os dados da empresa. Isso envolve também proteger os sistemas da empresa contra ataques criminosos, do acesso indevido e utilização imprópria das informações.

Este conjunto de medidas também buscam prevenir o sequestro ou a perda de dados.

Benefícios da utilização de soluções em segurança da informação

Evoluindo a cada dia mais, os crimes cibernéticos são hoje uma realidade incontestável, trazendo prejuízos imensuráveis para empresas e negócios no mundo todo.

Exemplos temos praticamente diariamente. Empresas gigantescas, como Facebook, por exemplo, já foi alvo do ataque de cibercriminosos. Quantas vezes não lemos em algum portal de notícias, sobre o vazamento de dados e senhas de usuários desta famosa rede social?

Com a perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade, o resultado para a organização pode ser desastroso.

Para barrar tais ameaças, é importante que a empresa invista em soluções capazes de proteger o patrimônio virtual do empreendimento, não é mesmo? Ainda mais se pensarmos que o custo médio de uma violação de dados pode ser, no mínimo, milionário.

Dentre as soluções mais eficientes do mercado de tecnologia, podemos destacar: Firewall para empresas.

 

 

Não importa qual o tamanho da empresa, o uso do firewall é crucial. Mais complexo e bem mais aprimorado do que o firewall doméstico, esta solução é capaz de proteger as redes internas de computadores contra ameaças, evitando verdadeiros rombos orçamentários para os negócios, no caso de hackeamento de dados, por exemplo.

Os benefícios do firewall corporativo são muitos. Por exemplo:

  • Controle e monitoramento da Internet;
  • Maior produtividade;
  • Aumento da rapidez e disponibilidade;
  • Proteção de Dados;
  • Bloquear cavalos de Tróia;
  • Impedir que hackers acessem computadores e dados da empresa, etc.

Com as soluções em segurança de dados, você ainda usufrui de vantagens importantes, como delegar a cibersegurança para focar nos negócios da empresa. Além disso, pode utilizar um sistema de segurança de dados com data centers, promovendo a supervisão contínua dos seus dados, e muito mais.

Quer uma consultoria sobre segurança de dados e segurança da informação? Então fale agora mesmo com a equipe de atendimento da Flexus.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *