Microsoft Power BI: o que é e por que sua empresa precisa dele

Microsoft Power BI: o que é e por que sua empresa precisa dele

Você provavelmente já ouviu a frase “dados são o novo petróleo”, certo? Essa frase, cunhada pelo matemático Clive Humby, representa a importância crescente dos seus dados e dos dados que sua empresa armazena. Mas, em geral, dados são desorganizados, e precisam de coerência e visibilidade para uma análise correta. Nesse sentido, uma ferramenta que oferecemos para auxiliar as empresas é o Microsoft Power BI.

Sem dúvida, business Intelligence, análise de dados e inteligência artificial são três palavras que estão associadas ao Power BI. Mas, afinal, o que é o Microsoft Power BI? Quais as funcionalidades? Afinal, sua empresa realmente precisa disso? Explicamos todas essas dúvidas nesse conteúdo.

O que é o Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI, ou Power Business Intelligence, promove a transformação de dados desorganizados em informações compreensíveis e coerentes. A saber, isso é realizado por meio de vários aplicativos, algoritmos e softwares.

Além disso, ele permite o compartilhamento desses dados entre equipes. Como resultado, facilita a análise conjunta, bem como a comunicação do time.

Elementos do Microsoft Business Intelligence

Microsoft Power BI: por que sua empresa precisa disso?

A saber, os elementos e componentes do Power BI são:

  • Power BI Desktop: um aplicativo que você pode baixar para utilizar em desktop;
  • Power BI service: um serviço online;
  • Power BI app: a versão para mobile ou tablet, disponível para iOS, Android e Windows;
  • Relatórios: um servidor que permite a emissão e criação de relatórios e outro que possibilita a publicação deles.

Como e por que utilizar o Microsoft Power BI em empresas

Inicialmente, é importante ressaltar que a utilização do Power BI não é estática. Ou seja, a ferramenta é customizável conforme as necessidades da empresa, o número de colaboradores e mesmo a quantidade e intensidade de dados trabalhados. Além disso, a área ou setor também influenciam na forma de utilização.

Assim, é importante definir quem utilizará o Power BI e com qual objetivo. Assim, será possível definir a melhor forma de usufruir do serviço. Afinal, existem várias funcionalidades e objetivos que podem ser alcançados. Por exemplo:

  • relatórios internos sobre produtividade da equipe;
  • estatísticas sobre satisfação do cliente;
  • relatórios demonstrando o progresso em uma linha de produção;
  • relatórios para estudar a velocidade de movimentação do inventário.

De fato, as funcionalidades do Power BI permitem ampla utilização e adequação a qualquer necessidade da empresa. Bem como a diferentes fluxos e processos de trabalho. Após a emissão dos relatórios você pode publicá-lo para acesso compartilhado pelo seu time ou mesmo por toda a empresa. Desse modo, a análise dos dados e das informações é mais fácil, rápida e prática.

Além disso, é possível testar o que será publicado antes de permitir o acesso. Aliás, esse acesso é realizado por meio de uma ferramenta específica de pipeline de implantação.

Como são os relatórios no serviço do Power BI

Inicialmente, os relatórios podem ser paginados e gerados localmente. A saber, os relatórios paginados podem ser compartilhados externamente ou pelo próprio serviço do Power BI. Inclusive, recebem essa nomenclatura porque são adaptados para caber em uma página.

Assim, algumas utilizações dos relatórios paginados são:

  • imprimir formulários;
  • facilitar a compreensão de relatórios operacionais;
  • emitir relatórios de faturas;
  • transcrições.

Portanto, os relatórios paginados são formatados como uma tabela, facilitando a leitura dinâmica do conteúdo que apresentam.

Além disso, existe a possibilidade de gerar relatórios locais. Ou seja, documentos criptografados e protegidos pelo próprio firewall e antivírus da empresa. A funcionalidade chamada de Servidor de Relatórios é quem permite essa segurança.

Afinal, minha empresa realmente precisa do Power Business Intelligence?

A resposta rápida para essa pergunta é: sim, sua empresa tem muito a ganhar utilizando o Power BI. Sem dúvida, no contexto atual, saber analisar e utilizar as informações contidas em dados é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Assim sendo, o Power BI permite que você faça isso de forma ágil, prática e inteligente.

Então, agora é o momento de ter maior controle das informações e dados da sua empresa e maior visibilidade dos dados. Para isso, você pode lançar mão dessa solução inteligente e que emprega mecanismos de IA. Certamente, você transformará dados em oportunidades de negócios e tomará decisões mais assertivas. Então, quer ajuda para implementar essa ferramenta? A Flexus Soluções pode te ajudar é só entrar em contato aqui.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *