Microsoft Office 365: tudo o que você precisa saber sobre as ferramentas e serviços baseados em nuvem da Microsoft

Microsoft Office 365: tudo o que você precisa saber sobre as ferramentas e serviços baseados em nuvem da Microsoft

Se você utilizou um computador nos últimos 30 anos, certamente já teve contato com a Microsoft e com os editores Microsoft Word, Excel, PowerPoint. Inclusive, provavelmente já utilizou ou ouviu falar do Outlook e do Skype. A saber, esses são apenas alguns dos serviços oferecidos pela Microsoft, que resolveu mudar o jogo com o Microsoft Office 365. Aqui, explicamos tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

De fato, como uma das grandes empresas de tecnologia, computadores e internet, a Microsoft se reinventou no mercado. Afinal, isso tornou-se necessário para competir com concorrentes fortes que vieram tomando espaço, como Google, Apple e outras companhias.

Assim, o Microsoft 365 e, especificamente, o Microsoft Office 365 é uma das várias inovações que promete mudar a forma como o trabalho é realizado no computador.

O que é o Microsoft Office 365?

O Microsoft Office 365 é um sistema de assinatura da Microsoft baseado na Nuvem. Mas, além de ter as mesmas ferramentas e softwares do Office tradicional, como Word, Excel, OneNote, Outlook, PowerPoint, Skype, ainda traz outras ferramentas conforme o tipo de assinatura.

Então, existem pacotes e planos específicos para diferentes necessidades. São elas:

  • uso doméstico;
  • pequenas e médias empresas;
  • grandes empresas;
  • educação.

Office 365 para uso doméstico

O plano para uso doméstico permite utilizar os recursos premium em até 5 dispositivos simultaneamente. Inclusive no MacOS, Windows, iOS e Android. Além disso, ele oferece o Microsoft Family Safety que promete aumentar a segurança física e digital dos membros familiares.

Dessa forma, o plano doméstico tem o valor de R$349,00 ao ano e recomendado para 2 a 6 pessoas.

Office para educação

microsoft office 365 office for educationJá o Office para educação oferece um plano completo para educadores e estudantes. Com efeito, possui funcionalidades exclusivas como o Intune Educação, que permite preparar uma sala de aula em pouco tempo. Dessa forma promete simplificar a vida de alunos e professores.

Além disso, há a opção de fazer com que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas.

Office para Empresas (pequenas, médias e grandes empresas)

O Microsoft Office para empresas foca em ferramentas que ajudam os usuários a melhorar a produtividade. Do mesmo modo, há ferramentas para gerenciar dados e arquivos, criar vários tipos de documentos e melhorar a gestão de informações relevantes para o trabalho.

Aliás, para pequenas e médias empresas, os planos são mais em conta e as funcionalidades suficientes para auxiliar no dia-a-dia de trabalho.

Já para grandes empresas, há as funcionalidades premium, que prometem alavancar o trabalho. Por exemplo, o Office 365, além de ferramentas extremamente inteligentes e customizadas para as necessidades dos negócios.

A saber, por ser um sistema baseado na nuvem, o modelo 365 permite que todos os colaboradores trabalhem conectados. Dessa forma, permite o trabalho em equipe mesmo à distância. Além disso, possibilita a utilização simultânea de ferramentas e o armazenamento dos arquivos no One Drive. Ou seja, os arquivos ficam disponíveis para acesso a qualquer tempo, por qualquer colaborador.

Além disso, há funcionalidades para reuniões online e e-mails de grupo. Por fim, a Microsoft promete a segurança completa dos dados e informações. Beom como a monitoração proativa para proteção contra quaisquer problemas ou ataques cibernéticos.

Aplicativos e Ferramentas do Office 365

microsoft office 365: skype

Primeiramente, é preciso entender que os aplicativos e ferramentas oferecidos pelo Office 365 variam de acordo com o plano escolhido.

Então, o plano doméstico foca principalmente em funcionalidades individuais e mais básicas. Por outro lado, o plano educacional tem um viés voltado a melhorar a experiência e produtividade de professores e estudantes.

A saber, os aplicativos mais conhecidos são o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Family Safety, OneDrive e Outlook.

Microsoft Word

Inegavelmente, o Microsoft Word é o editor de textos mais utilizado no mundo. De fato, além das funções básicas de escrever, copiar e editar o design dos textos, o editor de texto da Microsoft conta com corretor ortográfico com mais de 100 idiomas.

Além disso, oferece templates prontos para vários tipos de documentos, sistema de inserção de imagens inteligente e muitas outras funcionalidades.

Microsoft Excel

Semelhantemente, o Microsoft Excel ainda é a ferramenta mais utilizada do mundo. Mas, ao contrário do editor de textos, o Excel permite a construção de planilhas e gráficos. Bem como a realização de cálculos e tabelas e inúmeras outras funcionalidades.

É provável que ele seja o programa com algoritmo mais inteligente entre os três mais conhecidos (Word, Excel e PowerPoint). Ou seja, o Excel faz cálculos complexos e automáticos, gera tabelas e gráficos de todos os estilos, documenta e organiza dados de forma automática e muito mais.

Microsoft PowerPoint

Certamente, outro dos três programas mais conhecidos da Microsoft, ao lado do Word e do Excel, é o PowerPoint. A saber, ele é utilizado para apresentações de esquemas, pautas, reuniões, e até mesmo em aulas que utilizem mecanismos multimídia. Portanto, possui alta possibilidade de customização e utilização.

One Note

Em seguida, temos o One Note, que é o bloco de notas da Microsoft. Dessa forma, ele é apresentado como um bloco de anotações digital, que permite dividi-las em seções e páginas. No entanto, é mais leve que o Word (ideal para anotações mais pontuais, mas para quem gosta de algo mais organizado do que o bloco de notas em si).

Além disso, também possui uma função colaborativa e de desenho e rascunho. Isto é, você pode anotar suas ideias de forma mais visual e rápida.

OneDrive

O OneDrive é o sistema de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft. Assim, com ele você pode armazenar todos os seus documentos, para acessar de qualquer lugar e equipamento. Por exemplo, desde fotos e vídeos até arquivos criados no Word, Excel, PowerPoint, OneNote e outros,

Microsoft Family Safety

Para que os pais possam controlar o acesso dos filhos, a Microsoft oferece o Family Safety.

Assim, com ele é possível administrar o tempo de tela e limitar o acesso dos filhos a determinados sites e/ou aplicativos.

Portanto, o Family Safety é uma funcionalidade presente no plano doméstico e permite o controle parental das telas e equipamentos.

Outlook

Por fim, temos o Outlook, que é o provedor de e-mails da Microsoft. Ou seja, ele permite o envio, armazenamento, compartilhamento e salvamento de e-mails. Ademais, possui funcionalidade anti-spam (lixo eletrônico), calendário integrado e opção de personalizar a assinatura do remetente, bem como mensagens automáticas em períodos de ausência.

Outras funcionalidades

Sem dúvida, os planos para empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, vem com funcionalidades e aplicativos mais completos. Afinal, nesses casos é preciso assegurar a produtividade da equipe e a rentabilidade do negócio.

Certamente, é extremamente importante que aqueles que investem em um plano da Microsoft recebam um retorno pelo investimento. Por exemplo, em economia de tempo, produtividade e praticidade.

Dessa forma, existem muitas ferramentas e aplicativos, além de possibilidades de integração com aplicativos de terceiros para personalizar ainda mais a experiência do usuário. Aqui, optamos por elencar os principais:

  • Microsoft Listings;
  • Microsoft Connections;
  • Microsoft Invoicing;
  • Microsoft Bookings;
  • Business Center;
  • Microsoft Publisher;
  • Microsoft Teams.

Microsoft Office 365 vs. Microsoft 365

Em primeiro lugar, é importante compreender que há diferença entre o Microsoft 365 e o Microsoft Office 365.

Ou seja, o Office 365 é o conjunto de aplicativos e programas focados em produtividade. Por outro lado, o Microsoft 365 inclui o Office 365 e diversas outras ferramentas e aplicativos além dele, em vários planos apresentados acima.

De forma geral, as mudanças trazidas pelo modelo 365 são positivas para empresas e usuários. Ademais, demonstram o interesse da Microsoft em competir com outros concorrentes que oferecem ferramentas baseadas na Nuvem (como o GSuite).

Assim, existem planos diferentes suficientes para se adequar às mais diversas plataformas e necessidades. Por isso, cabe a você decidir se os valores e funcionalidades se adequam ao que precisa.

Por fim, um ótimo ponto é que você pode utilizar um teste gratuito do Microsoft Office 365 antes de optar pela contratação. Dessa forma, sua escolha será mais assertiva e informada. Aqui na Flexus, providenciamos serviços de TI para todas as suas necessidades! Então, caso queira mais informações sobre o Office, é só entrar em contato conosco.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *