IP fixo: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

IP fixo: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

Todo dispositivo eletrônico possui um número de protocolo atribuído. No caso de computadores, esse número de protocolo se refere ao Internet Protocol (IP). Então, o IP é, o código que identifica sua conexão à internet. Assim, ele pode ser um IP Dinâmico ou IP Fixo.

Hoje explicaremos o que é o IP Fixo e as vantagens de adotar essa modalidade para sua empresa. Portanto,esse conteúdo, você entenderá:

  • o que é o IP fixo;
  • como ele funciona;
  • as principais diferenças entre IP dinâmico e fixo;
  • as vantagens de utilizar um IP fixo na sua empresa.

Assim, continue conosco para entender melhor o conceito e os potenciais benefícios desse tipo de IP para sua empresa.

O que é e como funciona o IP Fixo

Uma vez que o IP é, de certa forma (não-técnica), o endereço que seu computador tem na internet, o IP fixo é aquilo que garante a estabilidade desse endereço. Sobretudo, porque não há risco de confusão e conflito no endereço de IP (algo que pode ocorrer no IP dinâmico).

Além disso, o ele também permite a adoção de um servidor exclusivo para a empresa, ou a criação de um sistema privado de armazenamento de dados.

Mas, é importante ressaltar que o IP a que nos referimos aqui é o protocolo de internet, e não o protocolo do seu computador (nesse caso, o termo técnico seria Mac Address).

Diferença entre IP Dinâmico e Fixo

A saber, o IP Dinâmico é um código, um endereço de Internet Protocol, que muda temporariamente. Sem dúvida, esse serviço é mais econômico e, por isso, é o padrão utilizado em redes domésticas e de pequenas empresas. Assim, o IP Dinâmico varia a cada vez que você se conecta à internet. De fato, a maior parte das conexões é realizada por meio do IP Dinâmico.

Por outro lado, o IP fixo é estático, especificamente designado para sua rede. Por isso, ele normalmente é mais adotado por empresas e corporações, que precisam de maior estabilidade e facilidade de acesso remoto.

Vantagens e Desvantagens da Internet com IP Fixo para sua empresa

Portanto, a principal vantagem de manter o IP fixo em cada computador de uma empresa é que nenhum deles poderá “roubar” o IP de outra máquina. Assim, ele pode impactar a performance da rede e da segurança. Sobretudo se houver serviços como e-mails corporativos individuais para cada funcionário e muitos dispositivos conectados na mesma rede.

Além disso, com o IP Fixo fica mais fácil acessar dispositivos que sejam conectados a uma mesma rede. Afinal, ele possibilita a hospedagem de VPNs, VNCs e outros programas em comparação com o IP Dinâmico. Isso porque, com ele já registrado, o acesso à determinada máquina será possível de forma constante.

O IP em questão também é mais fácil de gerenciar, possibilitando maior controle do tráfego e gestão da informação. Além disso, com ele é possível hospedar seu próprio servidor e contar com uma internet mais estável. Bem como ter maior segurança na hora de identificar os aparelhos com acesso à sua rede corporativa.

Por outro lado, o custo de manutenção desse modelo de IP é significativamente mais elevado. Além disso, a segurança do IP Dinâmico em redes internas sem muitos equipamentos é maior, dificultando o acesso de hackers, já que o código é mutável.
Agora que você entendeu um pouco melhor as vantagens e desvantagens do IP Fixo, é hora de tomar a melhor decisão para a sua empresa. Portanto, a Flexus pode ser sua parceira nessa etapa, auxiliando com orientações específicas pensadas para seu negócio. Precisa de ajuda? É só entrar em contato conosco!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *