Internet Fibra Óptica: Vantagens e Desvantagens

Internet Fibra Óptica: Vantagens e Desvantagens

Já parou para pensar no quanto sua empresa ou negócio lucraria, se a sua conexão de internet fosse mais rápida?

Velocidade é uma das várias vantagens de investir em Internet Fibra Óptica. A cada dia mais popular, ela tem sido a solução ideal para garantir estabilidade na conexão e otimizar a transferência de dados e serviços de telefonia em geral.

Mas, afinal de contas, no que consiste a Internet Fibra Óptica? Como ela funciona? Quais suas reais vantagens e desvantagens? Será que ela atende as necessidades de seu negócio?

Falaremos sobre isso a seguir, acompanhe agora no blog da Flexus!

Internet Fibra Óptica: quais as vantagens?

Antes de mais nada, é importante entendermos a diferença básica entre o sistema de cabeamento tradicional e o da internet de fibra óptica.

Enquanto a banda larga tradicional utiliza cabeamento de cobre, a banda larga com cabeamento de fibra óptica utiliza obviamente, cabos de fibra óptica.

Mas, no que consistem esses cabos? Eles possuem fibras plásticas ou de vidro, sendo envolvidos por uma camada de revestimento refletor. Já a parte externa consiste em uma camada amortecedora que protege a estrutura.

Dito isso, podemos apontar que as principais vantagens de investir em Internet Fibra Óptica são:

Segurança e durabilidade

O tempo de vida útil de um cabo de fibra óptica é de impressionar. Via de regra, ele tem um ciclo de vida acima de 100 anos.

Essa durabilidade reflete também maior segurança. Haja vista que essa solução demonstra alta resistência, tanto em relação aos diversos agentes químicos quanto em relação as variações de temperatura.

Não há energia elétrica correndo nos fios, portanto, não há motivos para se preocupar com incêndios, por exemplo.

Muito mais veloz

Um dos principais atributos da internet via cabo de fibra óptica é de fato, a velocidade superior da conexão.

Em ambientes corporativos, onde há redes de computadores, ela se configura como a solução ideal e mais inteligente.

Sinal de alta qualidade e sem interferências

Sabe aquelas ligações telefônicas horríveis, cheias de chiado? E aquela conexão instável, onde o led do modem no campo do DSL e Internet some a todo momento?

Com a fibra óptica você nem se lembrará mais disso. Isso ocorre pelo fato do cabo de fibra óptica não sofrer interferências, como de rádio frequência, por exemplo.

O resultado disso é ter como benefícios ligações com mais qualidade, ótima definição nas imagens nas telas, sinal de internet estável e o conforto que tudo isso nos proporciona.

Mais economia e melhor relação custo x benefício

Inicialmente, investir na internet por meio de cabo de fibra óptica pode parecer um tanto quanto “caro”. Porém, levando em conta a durabilidade e tempo de vida útil dessa solução, veremos que se trata de uma iniciativa mais econômica e que revela ótimo custo x benefício.

Melhora na produtividade

Hoje em dia, praticamente todo trabalho está atrelado à internet. Certamente com uma conexão de qualidade e veloz, você e sua equipe terão muito mais agilidade na conclusão de projetos e tarefas.

Desvantagens da Internet Fibra Óptica

Há algumas desvantagens em relação à fibra óptica, como por exemplo:

  • O custo inicial um pouco mais elevado quando comparado ao cabeamento convencional de cobre;
  • Ainda não está disponível em todas as localidades;
  • Não é tão simples de instalar, necessita de profissionais habilitados para que o sistema seja implementado com sucesso.

Ficou com alguma dúvida? A Flexus Soluções está aqui para te ajudar e atender suas necessidades. Entre agora mesmo em contato conosco!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *