Internet Eficiente: sabia que você pode melhorar a conexão da sua empresa?

Internet Eficiente: sabia que você pode melhorar a conexão da sua empresa?

Trabalhar sem utilizar a internet parece uma ideia inconcebível nos dias atuais. Não só utilizamos a web para marketing e negócios, mas também para armazenar e criar arquivos e mesmo para a comunicação entre membros da empresa. Por isso, contar com uma internet eficiente em sua empresa é essencial!

Mas, como fazer com que a internet da sua empresa seja mais eficiente? Será que você realmente está usufruindo da melhor qualidade e velocidade de conexão?

Continue conosco para entender como acelerar e melhorar a qualidade da internet corporativa e se há melhorias a realizar.

Como melhorar a capacidade do provedor de internet

Identifique a velocidade real da sua internet

Antes de proceder a mudanças extensivas no seu empreendimento, verifique se você está recebendo a velocidade de conexão contratada. Para isso, existem vários testes de medição disponíveis na internet, que permitem medir a velocidade e intensidade da banda larga.

Assim, verifique se a velocidade recebida é aquela estabelecida no contrato. Caso não seja, você possui uma causa para entrar em contato com a operadora e demandar o cumprimento do contrato. Além disso, teste a velocidade utilizando o cabo diretamente no computador e não no roteador. Dessa forma você terá certeza de que o problema não é com o equipamento.

Agende limpezas recorrentes nos navegadores

Embora essa medida impacte diretamente cada computador, é importante que seja tomada. Então, agende limpezas recorrentes nas máquinas e computadores da sua empresa para eliminar as causas que podem gerar problemas de conexão.

Um bom software para realizar as limpezas frequentes é o CCleaner.

Utilize um bom antivírus corporativo

Sem dúvida, Malwares, spywares e vírus são uma grande causa de instabilidade na conexão. Assim, agendar limpezas frequentes por um bom antivírus corporativo é fundamental para eliminar quaisquer riscos das suas máquinas.

Afinal, em um ambiente em que vários colaboradores utilizam a internet, não basta contar com a proteção de um firewall. Nessa caso, um antivírus potente é indispensável para a segurança da conexão.

Internet Fibra Óptica

Uma solução prática é a adoção da fibra óptica como forma de melhorar a eficiência da sua internet. A saber, a Fibra Óptica garante maior estabilidade na conexão e a otimização da transferência de dados e serviços de internet e telefonia de forma geral.

Além disso, a Fibra Óptica também garante uma conexão mais segura e livre de interferências, extraindo a melhor capacidade para sua empresa.

Considere um bom projeto de rede

Mas, se isso não for possível ou se sua empresa já considera a Fibra Óptica, é relevante considerar todo um projeto de rede. De fato, um bom projeto de rede de computadores levará em consideração as necessidades específicas da sua empresa. Assim, você terá uma rede customizada, funcional e eficiente.

Utilize bons equipamentos

Além de considerar a fibra óptica e o projeto de rede, é importante que você preste atenção nos equipamentos utilizados pela empresa. Afinal, de nara adianta uma internet de qualidade se o seu roteador não der conta de receber e transmitir a velocidade máxima.

Nesse sentido, é importante cuidar para que os equipamentos da rede sejam excelentes. Portanto, verifique em especial os roteadores e repetidores de sinal.

Verifique a localização do roteador

Embora a tecnologia sem fio permita que você acesse a internet de qualquer lugar do escritório, é importante se atentar para possíveis problemas decorrentes da localização do roteador. Afinal, porque há itens que podem funcionar como barreiras. Por exemplo, móveis, paredes muito grossas, portas e construções que podem obstruir o sinal. Bem como outros aparelhos eletrônicos que podem causar interferência na qualidade.

Portanto, para melhorar o sinal da internet, siga também algumas dicas simples:

  • Posicione o roteador em algum local alto e desobstruído;
  • Coloque o aparelho no centro do ambiente em que deseja distribuir o sinal;
  • Arrume a antena da seguinte forma: na vertical, para distribuir o sinal para os lados; ou na horizontal, para distribuir o sinal para vários andares (sim, é contra-intuitivo mesmo).

Além do posicionamento do aparelho, a existência de outros equipamentos eletrônicos próximos pode causar interferência com o sinal do roteador. Então, o ideal é que o roteador seja posicionado em um local alto e livre de interferências, centralizado em relação aos equipamentos que necessitam da conexão sem fio.

Se quiser uma análise específica do seu local de trabalho para entender quais medidas podem ser tomadas para tornar a internet da sua empresa mais rápida, podemos ajudar! A Flexus conta com profissionais qualificados no assunto e pode assegurar uma internet eficiente para sua empresa. É só entrar em contato conosco!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *