13 dicas de prevenção de ataques cibernéticos: proteja os dados da sua empresa da melhor forma para garantir a segurança da informação.

13 dicas de prevenção de ataques cibernéticos: proteja os dados da sua empresa da melhor forma para garantir a segurança da informação.

Ataques cibernéticos são uma realidade e um medo de todo empreendedor e empresário em qualquer lugar do mundo. Embora a internet ofereça incontáveis benefícios para o dia a dia dos negócios e empresas, trouxe riscos que antes não existiam. Dessa forma, para garantir a segurança dos seus dados, trouxemos uma lista de dicas de prevenção de ataques cibernéticos.

Antes de mais nada, adiantamos que um mito muito comum é o de que pequenas empresas não precisam se preocupar com cyber attacks. Aliás, essa crença faz com que muitos não se protejam o quanto deveriam e sofram nas mãos de atacantes maliciosos.

Assim, não importa o tamanho da sua empresa: se você trabalha com arquivos e dados em equipamentos eletrônicos, é essencial saber se prevenir contra cyber attacks.

O que são ataques cibernéticos

Caso não entenda muito sobre o conceito de “ataques cibernéticos”, não se preocupe. De fato, essa é uma preocupação relativamente recente. Por isso, considerando o crescimento exponencial da tecnologia nos últimos anos, é normal não conhecer alguns termos e riscos.

A saber, um ataque cibernético, ou cyber attack, consiste em uma invasão promovida por hackers em um ou vários dispositivos eletrônicos para fins criminosos ou ilícitos. Dessa forma, os ataques são mais comumente feitos para:

  • roubar dados,
  • tomar o controle dos dispositivos,
  • inserir vírus que permitam espionar as máquinas atacadas.

Assim como atualmente existem inúmeras formas de lançar um ataque cibernético, também existem maneiras para preveni-los e evitá-los ao máximo. Por exemplo, alguns dos malefícios que podem ser causados por um ataque são:

  • roubo de identidade;
  • fraude;
  • extorsão;
  • inserção de diversos tipos de vírus;
  • furto de senhas;
  • infiltração no sistema;
  • exploração de histórico público e privado;
  • uso de aplicativos e sistemas de mensagens instantâneas;
  • furto de propriedade intelectual

13 dicas de prevenção de ataques cibernéticos

1 - Utilize um bom antivírus e antispyware em todas as máquinas do seu negócio

dica de prevenção de ataques ciberneticos: use um antivirus

A saber, dentre as formas mais comuns de realizar ataques cibernéticos estão a utilização de vírus e spywares para realizar alterações nas máquinas atingidas. Assim, adotar um bom antivírus e um antispyware é necessário para qualquer um que utilize uma máquina conectada à rede.

Entretanto, isso não se limita a computadores e notebooks: celulares, tablets, smart TVs estão igualmente sujeitos a ataques. Por isso, devem ser protegidos contra eles da mesma forma.

2 - Utilize um firewall para a sua conexão da internet

Do mesmo modo, proteger sua rede e conexão com um firewall é uma forma extremamente eficiente de se defender contra cyber attacks. Afinal, a função do firewall é justamente proteger sua rede desses ataques e garantir a segurança.

Mas, atenção: um firewall não é capaz de garantir 100% da sua segurança! Então, é importante adotar as demais dicas abaixo para se proteger da melhor forma.

3 - Mantenha seus sistemas operacionais atualizados

Você já clicou em “adiar” quando seu computador sugeriu que você realizasse alguma atualização automática?

Então, saiba que essas atualizações são disponibilizadas, via de regra, pelos próprios fabricantes dos sistemas operacionais. Assim, são muito importantes para proteger contra ataques virtuais. Portanto, não adie na próxima vez que seu sistema operacional solicitá-las, certo?

4 - Crie o hábito de fazer backups recorrentes dos dados e informações

Inegavelmente, fazer backups dos seus dados com frequência é uma forma de proteção. Afinal, caso um problema ou um ataque ocorra, você garante que não perderá nada de forma definitiva. Assim, o backup pode ser realizado de diversas formas. Por exemplo:

5 - Proteja sua rede wi-fi e mantenha a conexão escondida

É provável que você já tenha visto, no seu celular, as redes wi-fi próximas nas quais você pode se conectar caso tenha a senha. Então, ocultar sua rede significa deixá-la invisível. Dessa forma, ninguém a encontrará, mesmo se estiver nas proximidades. Assim, essa torna-se mais uma forma de se proteger de pessoas com intenções maliciosas.

6 - Determine contas de acesso individual para cada funcionário

Sem dúvida, garantir que cada funcionário tenha sua própria conta de acesso é uma prática recomendada. Não só para aumentar a segurança da sua empresa, mas também o conforto e experiência do próprio funcionário. Além disso, no caso de eventual ataque, fica mais fácil identificar a origem e a causa.

8 - Limite o acesso dos funcionários apenas aos dados e informações necessárias para o trabalho

Assim como na dica anterior, este passo garante maior segurança para a empresa e também para seus colaboradores. De fato, limitar o acesso garante que, caso haja um ataque, esse seja restrito e mais fácil de rastrear.

9 - Limite a autorização para instalar softwares e programas nos computadores da empresa

dica de prevencao de ataques ciberneticos: proteja suas senhas

Em outras palavras, isso significa que programas não podem ser instalados nos computadores sem a autorização de um administrador. Embora isso possa parecer uma medida burocrática, ela aumenta significativamente a segurança. Inclusive, reduz as chances de um programa malicioso fazer downloads sem o conhecimento do próprio funcionário e da empresa.

10 - Mude as senhas com frequência e adote senhas fortes

Quando você realiza cadastros em sites, já teve que acrescentar letras maiúsculas, pontuação ou caracteres especiais nas senhas?

Apesar de esses requisitos parecerem desnecessários, a verdade é que são uma forma simples de proteger suas contas e computadores contra ataques virtuais. Além disso, alterar as senhas com frequência é fundamental como medida extra de segurança.

11 - Controle o acesso físico aos computadores e aos instrumentos de rede e internet

Por certo, outra medida extremamente relevante é controlar quem tem acesso aos seus computadores, roteadores e demais hardwares de rede e internet. Por mais que pareça algo simples, isso é um cuidado extra para garantir que você não seja vítima de um ataque cibernético.

12 - Navegue apenas em sites com conexões seguras

Sem dúvida, navegar em sites com conexões seguras é fundamental porque eles dificultam a invasão de vírus, spywares e outros malwares. Assim, para saber se a conexão é segura, basta verificar se a url é “HTTPS://”. Por outro lado, se for apenas HTTP, a conexão não é segura e é recomendável não acessar o site.

13 - Conte com funcionários ou consultores especializados em segurança da informação

Portanto, é fato que adotar todas as medidas acima é um passo grande rumo a segurança dos seus dados. Mas, é igualmente importante que seus colaboradores sejam treinados no básico da questão de segurança contra ataques cibernéticos.

Além disso, contar com o apoio de especialistas em segurança da informação é fundamental. Dessa forma, você garante que, caso um ataque venha a ocorrer, seja possível enfrentá-lo e minimizar as consequências de forma rápida e eficaz.

Então, não tem um consultor especializado em TI ou não sabe se seus sistemas estão adequadamente protegidos? Agende agora uma conversa com nossos especialistas!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *