Descubra aqui quais as vantagens e desvantagens do sistema operacional Linux

Descubra aqui quais as vantagens e desvantagens do sistema operacional Linux

Sua empresa está considerando utilizar o sistema operacional Linux? Você já parou para pensar se ele, de fato, é o mais indicado para suprir as necessidades do seu negócio?

Para te ajudar a compreender as características do popular Linux, bem como suas vantagens e desvantagens, a equipe da Flexus Soluções elaborou o artigo de hoje aqui no blog.

Confira a seguir e perceba se, de fato, apostar no sistema operacional Linux é uma boa opção para a sua empresa ou negócio.

Sistema Operacional Linux

O Sistema Operacional Linux é uma das possibilidades disponíveis para a realização da execução de programas em notebooks, computadores e demais dispositivos. Seu grande diferencial é o fato deste sistema ser livremente modificado e distribuído, afinal, é uma plataforma de código aberto.

Tal característica, a princípio, é o que mais chama a atenção, na medida que por ser “grátis”, o usuário acredita ser a melhor opção. Mas, será? Falaremos sobre isso no decorrer deste artigo.

Vantagens do Sistema Operacional Linux

Além do fato de ser uma ferramenta gratuita, quais são os demais atrativos que o Linux promove aos seus usuários?

O fator segurança é um dos atrativos. Isso deve-se ao fato de que nenhum tipo de programa malicioso pode ser instalado no sistema sem que seja digitado o nome de usuário e senha, por exemplo.

Outra “vantagem”, em aspas, pois varia do contexto, é o fato de que o Linux implica na busca por um maior conhecimento para resolver determinados problemas.

Se formos olhar esse fato por uma perspectiva positiva, o Linux aguça e estimula a curiosidade, paciência e disposição.

Desvantagens do sistema Operacional Linux

Pontuando as desvantagens, se pensarmos que em sua empresa você está em busca de agilidade e rápida solução de problemas, o Linux pode ser uma grande dor de cabeça. Afinal, em muitas situações será preciso contar com profissionais especializados ou com tempo vasto e plena disponibilidade em aprender a dominar o sistema.

Mesmo a vantagem inicial de ser um sistema “free”, em determinados casos acaba pesando negativamente, pois é preciso pensar que boa parte dos aplicativos que você e seus colaboradores estão acostumados a usar, não existem e não rodam no Linux.

Outros pontos negativos do Linux são:

  • O sistema é livre, porém, os programas criados para rodar na plataforma podem ser cobrados;
  • Os códigos e conteúdos do Linux exigem muitas vezes profissionais altamente capacitados, gerando um alto custo para a empresa;
  • Não há exatamente um suporte especializado, o suporte de hardware é escasso;
  • Muitas vezes o Linux revela problemas relacionados à performance, como, por exemplo, incompatibilidades e travamentos, entre outros fatores.

Será que vale a pena apostar no Linux?

É preciso ponderar com calma todos os fatores relacionados ao Linux e no fim das contas, pesar a relação custo X benefício. Talvez, a melhor opção para o seu negócio seja investir nos produtos da Microsoft, por exemplo.

Já pensou, economizar com a aquisição do Linux, mas, por outro lado, ter um custo demasiadamente elevado para poder utilizar o sistema da melhor maneira?

É importante colocar os prós e contras na balança e ver qual é a melhor solução.

Dúvidas? Precisa de uma ajudinha? Entre em contato com a Flexus e encontra a melhor solução.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *