Conhece o conceito de Firewall?

Conhece o conceito de Firewall?

Todo negócio que tenha uma rede de computadores, operando diferentes máquinas diariamente, provavelmente utiliza ou ao menos conheça o termo firewall, não é mesmo?

Mas, o que está atrás do conceito deste termo? Você sabe?

Determinante para o segmento corporativo em especial, realizar a gestão de TI de um negócio sem lançar mão do firewall nos computadores da sua empresa é o mesmo que “pedir” para ser “assaltado”; no caso, pedir para ter o sistema e dados confidenciais, invadidos e subtraídos.

Qual o conceito do firewall? Quais as vantagens de ter em sua empresa? Descubra a seguir!

O que é firewall?

Se trata de um dispositivo de segurança de rede, capaz de monitorar o tráfego de rede de entrada e saída. Ele atua como um filtro que decide se permite ou bloquear tráfegos específicos. Tudo isso seguindo um conjunto de regras de segurança bem definidas.

O “muro de fogo” (em uma livre tradução) pode ser comparado a um escudo, colocando um bloqueio entre as redes internas protegidas e controladas, sobretudo quando falamos em internet.

Ele pode tanto ser um software, quando um hardware, ou até mesmo os dois. O papel fundamental é o mesmo: identificar e barrar ataques cibernéticos contra o servidor ou sistemas.

Firewall para Empresas: benefícios

No mundo atual, não importa se um negócio é de pequeno, grande ou médio porte. Os crimes cibernéticos ocorrem em todos os cenários e não poupam ninguém.

É comum que alguns gestores e empresários ainda vejam o investimento em soluções de TI, como algo “caro”, ou como custo.

No entanto, é exatamente este tipo de pensamento que pode levar o negócio ao fracasso , uma vez que sem investir em segurança, a empresa se torna uma alvo fácil e extremamente vulnerável a ataques, roubos de dados e complicações que geram até mesmo a falência do empreendimento.

Sendo assim, investir em um bom sistema de firewall corporativo é uma necessidade que todos precisam suprir.

Além disso, há uma série de ganhos para a empresa com o Firewall, como por exemplo:

  • Evitar danos às receitas e a reputação da organização;
  • Monitorar a utilização da Internet, personalizando conforme as necessidades de cada negócio;
  • Restringir o acesso a sites não relacionados ao trabalho e que não são seguros;
  • Aumentar a produtividade;
  • Elevar a rapidez e disponibilidade da Internet;
  • Priorizar e direcionar de forma eficiente, o uso da Internet para o que é de fato relevante e importante;
  • Proteger o banco de dados;
  • Evitar que um hacker manipule o site para expor dados de back-end, etc.

Como pudemos notar, o firewall é uma poderosa ferramenta de segurança, capaz de blindar os dados de sua empresa, protegendo-os de acessos indevidos, tanto no ambiente interno quanto de tentativas de invasão externa.

Ele é capaz, portanto, de manter a rede em total segurança, e ao mesmo tempo, alavancar a produtividade dos funcionários, diminuir gastos, e até mesmo contribuir com a escalabilidade do negócio.

Sendo assim, deixo aqui uma pergunta: o que você ainda está esperando para investir nesta solução? A Flexus possui o modelo perfeito de solução em firewall corporativo, fale conosco.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *