Conheça 3 Diferentes Tipos de Firewall

Conheça 3 Diferentes Tipos de Firewall

O termo “firewall”, provavelmente não lhe é estranho. Toda pessoa que já utiliza um computador, ou empresa que realize operações diariamente, por meio da internet, certamente, ao menos já escutou essa palavra. Pode não ter noção da existência de 3 tipos.

Também não é segredo algum que a cada dia, inúmeros métodos de invasão e roubo de dados surgem, e são amplamente difundidos pela internet.

Manter a rede segura e protegida, com estratégias eficazes de defesa é fator determinante para quem quer preservar seu negócio e evitar prejuízos incalculáveis.

É exatamente nesse contexto que o firewall surge como uma solução fundamental. Mais do que um termo ou palavra, o firewall se trata de um elemento capaz de promover muito mais tranquilidade e segurança para seus negócios. E claro, muitas vantagens.

Quer entender melhor o que é firewall, seus diferentes tipos e os benefícios que ele promove?

Então te convido a continuar a leitura do post de hoje, aqui no blog da Flexus. Nele, você poderá ainda identificar qual a melhor solução em firewall, de acordo com as necessidades da sua empresa, acompanhe!

Firewall: definição

Firewall nada mais é do que uma solução de segurança de dados que se baseia tanto em hardware quanto em software.

Essa solução segue um conjunto de normas, realizando a análise do tráfego de rede, com o intuito de definir que tipo de recepção de dados ou operações de transmissão, podem ser executados.

Traduzindo literalmente o termo Firewall em português - "Parede de fogo", já temos a ideia de que se trata de uma forma de escudo/defesa.

E é exatamente isso que o firewall faz: bloquear o tráfego de dados indesejados, barrando malwares e vírus diversos, evitando assim o “incêndio” de uma infecção e liberando os acessos seguros.

Diferentes tipos de firewall para diferentes necessidades

O firewall para um computador usado para fins domésticos, por exemplo, não tem a mesma configuração do que um firewall corporativo. Usabilidades variadas implicam em necessidades diferentes.

Sendo assim, confira agora 3 tipos de firewall mais importantes e suas particularidades:

 

Firewall para filtragem de pacotes

 

Também conhecido como “packet filtering”, por meio desse método é possível obter um nível bem significativo de segurança.

A filtragem de pacotes, por sua vez, pode ser de dois tipos:

  1. Estático

Aqui, os dados são analisados com base em determinadas regras, não importando de que maneira os pacotes se ligam. Contudo, apesar de ser uma boa alternativa, como atua com regras estáticas, é possível ocorrer alguns conflitos e bloqueios;

  1. Dinâmico

As regras do firewall para filtragem de pacotes dinâmico, por sua vez, permitem a adaptação ao contexto. Dessa forma, os pacotes trafegam sempre que necessário e somente durante o tempo determinado.

 

Firewall de Aplicação

 

Também conhecido como Proxy Services, se trata de um tipo de firewall capaz de intermediar tanto um computador quanto rede interna e a internet.

Via de regra, a instalação é feita em servidores altamente potentes, para suprir a elevada demanda de solicitações.

Dessa forma, o proxy de serviço evita a comunicação direta entre origem e destino, trazendo assim mais segurança. O firewall de aplicação ainda executa funções como o registro de tráfego de dados em arquivo de log, armazenamento em cache e liberação de recursos com a autenticação do usuário.

 

Firewall de inspeção de estados

 

Chamado de Stateful Inspection, esse firewall analisa completamente o tráfego de dados, procurando padrões aceitáveis, de acordo com suas regras. Trata-se de uma evolução em relação aos filtros dinâmicos.

Seu funcionamento pode ser ilustrado da seguinte forma:

  • Um aplicativo inicia acesso para transferir arquivos entre um cliente e um servidor;
  • Sendo assim, os dados iniciais indicam quais portas TCP serão utilizadas;
  • Caso o tráfego comece a ser transferido por uma porta não mencionada, o firewall detecta a situação como anormal e efetua o bloqueio.

Qual a melhor solução em firewall devo adotar em minha empresa ou negócio?

Você já parou para pensar no quanto seu negócio pode estar vulnerável a invasões de hackers? Já considerou o tamanho do prejuízo, caso isso ocorra em sua empresa?

O uso do firewall traz uma série de benefícios em segurança, como por exemplo:

  • Detectar ataques cibernéticos contra seu servidor ou sistemas e impedir que eles ocorram;
  • Manter sua empresa segura;
  • Bloquear cavalos de Troia e demais vírus;
  • Monitoramento de tráfego;
  • Estabelecer políticas de acesso com base em setores ou usuários, atendendo assim aos interesses dos funcionários e da empresa, aumentando sobretudo a produtividade;
  • Proteção de bancos de dados de back-end;
  • Nível significativo de segurança, barrando ataques criminosos na rede;
  • Distribuir de forma mais eficaz o uso da Internet, equilibrando o tráfego entre vários links da Internet e otimizando a velocidade da conexão, etc.

Diante de tantas possibilidades, fica a dúvida: qual a melhor solução em firewall?

Certamente, um firewall corporativo, pensado de acordo com o seu negócio, é a melhor opção.

Mais robustos e preparados do que um sistema de firewall doméstico, um firewall corporativo traz a segurança necessária para a sua empresa.

Pense no custo médio de uma violação de dados? Ele pode ser milionário, não é verdade? Sendo assim, impedir que um ataque criminoso de hackers ocorra em seu negócio, justifica plenamente o investimento no firewall.

Diante de tudo o que abordamos no post de hoje, pode ter a certeza de que a melhor solução em firewall está exatamente aqui, há poucos cliques. A Flexus Soluções é uma empresa especializada em promover o máximo em proteção para seu negócio.

Entre agora mesmo em contato conosco que iremos te ajudar. Nossos especialistas farão o diagnóstico preciso para entender suas necessidades, garantindo a escolha assertiva e todo o suporte.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *