Conexão segura é benefício ou uma necessidade para sua empresa?

Conexão segura é benefício ou uma necessidade para sua empresa?

A tecnologia não evolui de forma linear. Na verdade, a evolução se dá de forma exponencial, e não há mais como negar ou evitar a era tecnológica. Dessa forma, é fundamental que sua empresa se adapte e se prepare para utilizar a internet. Aliás, dificilmente você já não a utiliza no trabalho, não é? Nesse sentido, garantir uma conexão segura na empresa é essencial.

Afinal, o custo para recuperar os equipamentos ou arquivos no caso de problemas provenientes da internet pode ser alto. Além disso, as consequências de um possível malware ou vírus tendem a ser graves e desagradáveis. Por isso, compreender as melhores medidas e as formas de garantir uma conexão segura é importante.

Nesse conteúdo, explicaremos algumas formas de garantir a segurança da sua conexão e assim evitar os riscos envolvidos em ataques cibernéticos. Ao final, você será capaz de responder por conta própria se uma conexão segura é um benefício ou uma necessidade.

Problemas decorrentes de falhas de segurança na internet

Sem dúvida, sua empresa deve estar preparada para lidar com os mais diversos tipos de problemas cibernéticos, desde um simples vírus até o sequestro e vazamento de informações importantes. Embora esses cenários pareçam exagerados e improváveis, a verdade é que ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes.

Dentre uma lista extensa de problemas que podem decorrer de uma conexão não-segura, destacamos os seguintes:

  • vírus;
  • malware;
  • sequestro de informações;
  • queda do sistema;
  • vazamento de informações sigilosas;
  • vazamento de dados de clientes e colaboradores;
  • prejuízo financeiro decorrente do vazamento de dados e informações;
  • perda de credibilidade e confiança no mercado.

Como garantir uma conexão segura

Adote um sistema de segurança eficiente

De fato, sistemas de segurança em redes oferecem o controle sobre o acesso à rede. Por exemplo, dentre as funcionalidades apresentadas, as principais são:

  • bloqueio de sites que não podem ou não devem ser acessados;
  • limite da taxa de download;
  • implementação de políticas de controle de banda.

Portanto, de forma geral, o objetivo é a melhoria da qualidade e velocidade da conexão, bem como da funcionalidade.

Conte com um bom Firewall

A saber, o Firewall é uma espécie de filtro de segurança que determina o que pode entrar na rede e o que pode sair dela. Por isso, garante segurança entre os computadores e a internet. Bem como protege de riscos e ameaças internos e externos.

Sem dúvida, um bom firewall é fundamental para proteger sua empresa de hackers e outros problemas de segurança da informação.

Proteja a conexão wireless

Além disso, é necessário evitar o acesso indevido à conexão Wi-Fi. Então, para protegê-la, é essencial estabelecer senhas e configurações de criptografia sólidas. Assim, você se assegura contra pessoas com más-intenções e malwares.

Faça backup dos dados e informações

Embora o cenário ideal seja aquele em que um ataque não ocorra, é importante se preparar para lidar com as consequências de um. Portanto, realizar backups constantes garante que, caso haja uma falha de segurança, seus dados continuarão seguros.

Importância de uma conexão segura

Proteção dos dados da empresa

De fato, dados são o novo petróleo. Essa afirmação vem de um artigo publicado em 2017 pelo The Economist e reflete a importância e relevância dos dados e informações no século atual. Assim, um sistema que proteja devidamente os dados da empresa está protegendo, na verdade, seu bem mais valioso.

Além disso, se essa razão não for suficiente para garantir a segurança dos dados, é importante destacar que a LGPD já está em vigor. Por isso, é necessário cumpri-la, já que as sanções sobre o descuido com os dados podem ser severas.

Questões geopolíticas e estatísticas

De acordo com uma reportagem de 2018, o Brasil é o segundo país com maior volume de cyberattacks. Essa mesma reportagem explica que, em um ano, o país passou do 4º colocado no ranking para 2º, mostrando um aumento significativo na frequência dos ataques.

Sobretudo, com a valorização maior dos dados e a digitalização corporativa que aconteceu em 2019-2020, a tendência é que mais ataques ocorram. Por isso, proteger seus dados é primordial e uma conexão segura é fundamental para minimizar os riscos de ataques e falhas de segurança.

A Flexus Soluções oferece um produto exclusivo no mercado de proteção de dados, com serviços profissionais relacionados à segurança da internet. De fato, projetamos nosso sistema de segurança de dados para ajudar você a proteger suas informações e processos de negócios mais confidenciais, ao mesmo tempo em que cumpre os regulamentos do setor.

Além disso, contamos com profissionais qualificados e especializados para orientar você e seus colaboradores nas melhores práticas de segurança da internet, garantindo que sua empresa sempre tenha uma conexão segura. Parece interessante? Então, entre em contato agora!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *