,

Conceito de Virtualização de Servidores

Conceito de Virtualização de Servidores

Se você é do tipo de Gestor de TI que está sempre buscando maneiras de deixar a empresa mais competitiva no mercado, eliminando custos e otimizando a produtividade e o lucro do negócio, é provável que já utilize o conceito de virtualização em sua organização.

Hoje o conceito de virtualização é uma realidade aplicada e implementada, de acordo com um estudo de 2016 da Spiceworks, em 76% das organizações. (Fonte: LINK).

A cada dia mais baratas e alcançando um número maior de empresas, não investir na virtualização em empresas, não importa qual seja o tamanho ou segmento, é como “dar um tiro no pé”.

Se você ainda ignora esta realidade e desconhece o conceito de virtualização, é importante que você tenha em mente que a virtualização e o cloud computing andam lado a lado.

Quer conhecer as soluções e o conceito de virtualização e com isso, trazer uma série de vantagens e benefícios para os negócios? Então acompanhe a sequência deste post especial que a Flexus Soluções fez especialmente para você, leitor (a).

Qual o conceito de virtualização?

Podemos conceituar a virtualização como um tipo de tecnologia capaz de executar diversos sistemas computacionais dentro de uma única máquina, tanto um desktop quanto um grande servidor.

A tecnologia da virtualização pode ser encarada como o grande pilar de todas as infraestruturas de TI e de data centers, nos dias atuais.

O conceito revolucionário da virtualização, permitiu, por exemplo, a possibilidade de em um único hardware, termos diversos sistemas operacionais.

Minha empresa deveria se “virtualizar”?

Convido você, leitor (a) do blog, a analisar o que a virtualização promove no ambiente corporativo. Diante de tais informações, peço que você se sinta livre para concluir se sua empresa deve ou não investir na virtualização.

Veja alguns benefícios da Virtualização de Servidores:

Facilidade de Migração e Ampliação

Com a máquina virtual, é possível migrar sistemas e ampliar memória, processador e HD, sem prejudicar o andamento da empresa e/ou o usuário;

Segurança otimizada

Computadores virtualizados não são afetados por problemas de confiabilidade;

Diferentes plataformas

Você pode utilizar sistemas operacionais como Windows e Linux dentro de um único servidor.

Além dos benefícios da virtualização, citados acima, há uma extensa gama de vantagens, tais como:

  • Implementação rápida
  • Maior facilidade em administrar os servidores
  • Diminuição do espaço físico do data center e aumento do espaço físico da empresa;
  • Processamento de um único servidor para diversas funções e tarefas;
  • Aproveitar o potencial máximo da capacidade de hardware;
  • Alta vantagem financeira
  • Redução de custos com TI, e muito mais.

E então, na sua opinião, vale ou não investir na virtualização em sua empresa?

Se tiver alguma dúvida sobre virtualização, fale conosco. Estamos a postos para responder suas questões.

A Flexus Soluções é uma empresa certificada para te ajudar a implementar a virtualização e demais soluções em seu negócio, conte com a gente.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *