Cloud Computing: há alguma desvantagem no armazenamento em nuvem?

Cloud Computing: há alguma desvantagem no armazenamento em nuvem?

Não é segredo nenhum que a chamada computação em nuvem, também conhecida como Cloud, promove inúmeros benefícios para empresas dos mais variados tamanhos, e dos mais diferentes setores, não é mesmo?

Mas, será que o armazenamento em nuvem é indicado para o seu negócio? Quais as vantagens e desvantagens para os seus negócios, utilizando a computação em nuvem?

Descubra a seguir, em mais um post especial aqui no blog da Flexus Soluções.

Armazenamento em nuvem: vantagens que você não pode deixar de usufruir

O Cloud Computing é uma realidade nos mais variados setores. No uso “doméstico”, pessoal , por exemplo, você já deve ter vibrado de alegria ao saber que, mesmo com o furto de seu celular, que estava cheio de imagens daquela viagem dos sonhos, as fotos estavam salvas em backup na nuvem (Google Fotos, Google Drive, etc.).

Agora, pense na sua empresa, naquele HD do Desktop, carregado de informações, dados de clientes, e que você não salvou na nuvem. Imprevistos acontecem, não é mesmo?

Imagine só o prejuízo incalculável, se de repente, ele sofresse uma pane, ou fosse subtraído?

Contudo, manter dados salvos é apenas uma das vantagens que você não pode deixar de usufruir, ao contratar um serviço de armazenamento em nuvem para a sua empresa.

Dentre as principais vantagens desta ferramenta, que hoje já não se trata de uma opção, mas de uma necessidade, podemos citar:

Custos reduzidos de TI

Com o armazenamento na nuvem, há uma significativa redução de custos no setor de TI da empresa. Afinal, se torna adquirir sistemas e equipamentos variados, quando você tem ao seu dispor um provedor de serviços Cloud.

Redução de custos com energia elétrica

Os custos são minimizados também pela redução do consumo de energia elétrica na empresa, e claro, da mão de obra de TI. Soma-se a isso, o fato de utilizar menos espaços no ambiente dedicado à TI.

Recuperação ágil dos recursos de TI

Mesmo em situações onde há alguma falha no sistema, o armazenamento em nuvem permite a continuidade do fluxo de trabalho. Dessa maneira, evita perdas de receita na empresa.

Otimiza o trabalho em equipe mesmo distante

Todos o membros da equipe poderão ter acesso ao mesmo arquivo e documento, independentemente do lugar que estejam. É possível, portanto, o compartilhamento de informações com áreas externas, com rapidez e segurança.

Escalabilidade do negócio

Graças a economia de custos e de tempo, o armazenamento em nuvem permite acelerar o crescimento e a escalabilidade do negócio.

Segurança

Seja em relação aos dados, seja em transações comerciais, com o Cloud Computing o nível de segurança é bem maior.

Há alguma desvantagem no serviço de armazenamento em nuvem?

Em comparação com as vantagens, as desvantagens de optar pelo serviço em nuvem vai depender de qual empresa você contratou o serviço.

Infelizmente, caso você contrate uma empresa que não tenha um serviço capaz de suprir suas necessidades, é possível que ocorra alguma falha técnica, pelo fato dos servidores ficarem sobrecarregados.

Você está considerando investir no armazenamento em nuvem? Quer conhecer melhor o serviço disponibilizado pela Flexus? Não perca a chance, clique aqui e fale conosco agora mesmo!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *