Armazenamento de Dados na Nuvem

O armazenamento de dados em nuvem é o compartilhamento de recursos de armazenamento pela Internet. Ou seja, ao contrário dos dispositivos de armazenamento tradicionais, como discos rígidos ou CDs, onde as informações são armazenadas em um formato físico, todos os dados na nuvem são armazenados virtualmente nos servidores. Assim, você e sua equipe podem acessar tudo o que está na nuvem a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel com conexão à Internet, de qualquer lugar do mundo.

A primeira grande diferença entre armazenamento de dados na nuvem e meios de armazenamento tradicionais é a acessibilidade. Com os discos rígidos, por exemplo, você só tem o acesso local às suas informações e arquivos. Já com o armazenamento em nuvem, é possível ter acesso ilimitado a todos os dados, basta os usuários fornecerem suas senhas e o computador ter um bom acesso à Internet.

Ter um armazenamento de dados na nuvem para a empresa possui muitas vantagens. Provavelmente, o benefício mais óbvio que vem em primeiro lugar é que você não precisará ficar dependente de estar num local físico para ter acesso aos dados empresariais. Além disso, os serviços de armazenamento em nuvem geralmente empregam funções avançadas de compactação e organização de informações no disco rígido, o que significa maior capacidade de indexação.

Por sua vez, isso se traduz em velocidades de pesquisa bem mais rápidas. É importante salientar que o armazenamento de dados na nuvem é um modelo sob demanda, que depende de uma conexão estável à Internet para compartilhar e acessar dados em vários dispositivos, como computadores ou smartphones.

Existem três tipos de armazenamento em nuvem: armazenamento em nuvem pública, armazenamento em nuvem privada e armazenamento em nuvem híbrida. No armazenamento de dados na nuvem, os dados podem ser usados ​​como memória de curto prazo ou arquivados como memória de longo prazo.

A memória de curto prazo é tratada pela RAM, responsável pelo processamento e pela lembrança de todos os pedidos e ações durante o tempo em que um computador processa cálculos específicos. No momento em que todos os cálculos estão concluídos, os dados podem ser armazenados como memória de longo prazo entre diferentes volumes de armazenamento, alguns dos quais podem existir como nuvens.

Como ajudamos sua empresa com

o armazenamento de dados na nuvem?

Diminuindo o custo

Empresas que usam serviços baseados em nuvem têm maior capacidade de reduzir os custos operacionais com o armazenamento de dados na nuvem do que aquelas que ainda usam soluções de hospedagem interna ou discos rígidos externos. Além disso, de acordo com pesquisas mais recentes sobre armazenamento em nuvem, o custo médio de um gigabyte de espaço de armazenamento é de cerca de 3 centavos (geralmente calculado em dólar). Imagine o quanto isso custa / custaria para sua empresa, com o dólar no preço que está?

Acessibilidade

Como mencionamos acima, com o armazenamento de dados na nuvem da Flexus Soluções, você e sua equipe podem acessar todos os arquivos, pastas, fotos e vídeos na nuvem de qualquer lugar do mundo. Obviamente, desde que você tenha o login e senha necessários e acesso à Internet. 

Os benefícios de ter tudo com acesso fácil na nuvem aumentam a cada dia para empresas de todos os tamanhos. No mundo atual, em que a conectividade está em alta, somos capazes de trabalhar quando e onde quisermos. Enquanto esperamos um voo no aeroporto, aguardamos em uma fila ou mesmo em casa. De qualquer lugar você pode trabalhar com eficiência.

Sem o armazenamento em nuvem, trabalhar fora do escritório se torna um verdadeiro desafio, além de consumir mais tempo do que se precisa para concluir um projeto. Imagine o trabalho que é ter que salvar seus arquivos no laptop, voltar ao trabalho e transferir seus arquivos atualizados para garantir que outras pessoas tenham acesso à versão mais recente? Isso gasta muito tempo.

Esse exemplo destaca outra das vantagens do armazenamento em nuvem – permitir a mobilidade. Se você trabalha com vários dispositivos – por exemplo, smartphone, tablet e computador de mesa – não precisa se preocupar em adicionar ou fazer upload manual de arquivo mais recente em cada dispositivo. Em vez disso, a versão mais recente do documento é armazenada automaticamente na nuvem, e com fácil acesso a partir de qualquer um dos seus dispositivos.

Recuperação

Uma das maiores vantagens do uso do armazenamento em nuvem é que você sempre terá uma solução eficaz de backup caso algo dê errado. Se algo acontecer com os arquivos em um computador, por exemplo, você pode acessar a nuvem e recuperar quaisquer dados que possam ter sido danificados ou perdidos. Além disso, é recomendável que toda e qualquer empresa hoje tenha um serviço de backup de emergência pronto para funcionar em caso de emergências. O armazenamento em nuvem permite isso, e pode ser usado como um plano de backup para a sua empresa, o que te entrega mais segurança de dados, porque os arquivos são armazenados em um local remoto e podem ser acessados ​​através de uma conexão com a Internet.

Maior segurança

O armazenamento em nuvem possui camadas extras de protocolos de segurança para impedir que seus arquivos e pastas acabem nas mãos erradas ou sejam perdidos. A Flexus Soluções se preocupa com a segurança e a privacidade dos dados da empresa armazenados remotamente. Por isso, desenvolvemos um sistema que protege com plena eficácia sua empresa e seus dados.

Receba uma
Proposta Comercial

Você entra em contato

Você solicita o contato de um de nossos especialistas no formulário ao lado.

Realizamos um Diagnóstico

Nossos especialistas entrarão em contato com você para fazer uma análise de suas necessidades.

Preparamos uma Proposta

Apresentamos uma solução sob medida para a sua empresa e verificamos se está de acordo com todos os pontos estabelecidos.

Implementação

Após a aprovação fazemos a instalação em aproximadamente 10 dias úteis.

Armazenamento em nuvem vs

armazenamento virtual

É fácil confundir virtualização com nuvem, principalmente porque ambos giram em torno da criação de ambientes úteis e flexíveis a partir de sistemas rígidos. No entanto, há diferenças. A virtualização, por exemplo, é uma tecnologia que permite criar vários ambientes simulados ou recursos dedicados a partir de um único sistema de hardware físico. Já o armazenamento em nuvem são ambientes de TI que abstraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede. Simplificando, a virtualização é uma tecnologia, e a nuvem é um ambiente.

Se você tiver acesso à intranet, acesso à Internet ou ambos já estabelecidos, a virtualização pode ser usada para criar nuvens, embora não seja a única opção. Com a virtualização, um software fica sobre o hardware físico e abstrai os recursos da máquina, que são disponibilizados para ambientes virtuais.

Podemos dizer que a nuvem se configura um sistema de TI que:

Pode ser acessado por outros computadores através de uma rede;

Contém um repositório de recursos de TI;

Pode ser provisionado e dimensionado rapidamente.

As nuvens oferecem os benefícios adicionais de acesso, dimensionamento automatizado da infraestrutura e recursos dinâmicos, que as distinguem mais claramente da virtualização.

Vale salientar também que a virtualização tem seus próprios benefícios, como consolidação de servidores e utilização aprimorada de hardware, o que reduz a necessidade de energia, espaço e refrigeração em um data center. Os servidores virtuais também são ambientes individuais, portanto, são uma boa opção para testar novos aplicativos ou configurar um ambiente de produção.

A virtualização pode fazer com que um recurso atue como muitos, enquanto o armazenamento em nuvem permite que diferentes departamentos (por meio da nuvem privada) ou empresas (por meio de uma nuvem pública) acessem um único sistema de recursos provisionado automaticamente.

Embora o armazenamento em nuvem e a virtualização de servidores tenham seus próprios benefícios, elas não são abordagens que batem de frente uma com a outra. Como qualquer outra tecnologia ou serviço adotado por uma empresa, você pode até mesmo precisar das duas soluções ao mesmo tempo. Tudo vai depender das suas necessidades de armazenamento e acesso. Por isso é importante contar com uma consultoria especializada, e nós podemos te ajudar nisso.

É possível até mesmo dizer que o armazenamento em nuvem é uma “evolução da virtualização”. As empresas que virtualizam seus servidores de hardware podem adotar o armazenamento em nuvem ao longo do tempo para aumentar o autoatendimento, a escala, os níveis de entrega de serviços e a agilidade.

Hoje em dia, ao falar sobre virtualização e armazenamento em nuvem, muitas vezes, as pessoas resumem ao dizer que são processos de “computação sem servidor”. Significa eliminar aquelas preocupações comuns dentro da empresa de  manutenção, restrições, escalabilidade do servidor, dentre outras. Esse é um serviço totalmente gerenciado que geralmente cobra pelos recursos que você consome. Esse modelo de “pagar somente pelo que você usa” pode ser vantajoso para a maioria das empresas hoje em dia, e está se tornando cada vez mais acessível à medida que a mais tecnologia é desenvolvida e aprimorada para os negócios. 

Se você deseja receber mais informações a respeito do armazenamento de dados em nuvem para empresas da Flexus Soluções, ou se deseja orientações sobre a viabilidade de implementação desse sistema no seu negócio, entre em contato conosco que iremos lhe atender.

A Flexus Soluções é uma empresa experiente e certificada para implementação de armazenamento de dados em nuvem nas empresas de diferentes segmentos. Atuamos há anos no mercado, colhendo os melhores elogios e estabelecendo duradouras relações com os nossos clientes. Queremos também fazer o melhor pela sua empresa, seja qual for a sua necessidade de controle de Internet. Solicite um atendimento personalizado agora mesmo.

O que dizem nossos clientes

“Flexibilidade, velocidade, estabilidade e alto desempenho. O serviço sempre foi prestado de forma eficaz por uma equipe técnica altamente qualificada. Além da redução de custos, notamos um melhor desempenho no sistema, aumentando a produtividade da equipe. Nota 10”

Ana Carolina Michelini
Sócia do Canal Aduaneiro Ltda

“Raramente ocorre indisponibilidade no acesso, muito robusto. Ágil e eficaz. Serviço sem comparação com o prestado pela nossa fornecedora de Software. Nota 9,5”

Marcus Militão
Analista de Suporte

“Desde a contratação o serviço mantém alta disponibilidade, não tivemos nenhuma ocorrência de paralisação do serviço, portanto tem atendido 100% da necessidade. O suporte é praticamente imediato, se temos alguma dúvida somos atendidos por telefone, e-mail ou celular imediatamente. A equipe interna pode focar em outras atividades e tarefas não se preocupando mais com instabilidades e administração de ambiente. Nota 10”

Ednice Moura
Gerente de Atendimento da Clipper Transportes Internacionais Ltda.